Mais
    InícioPublicidadeMarcaTop of Mind 2015: conheça os ganhadores do prêmio mais importante para...

    Top of Mind 2015: conheça os ganhadores do prêmio mais importante para as marcas no Brasil

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    ✨ O que você precisa saber:

    • O prêmio Top of Mind da Folha de São Paulo completou 25 anos, contemplando marcas mais lembradas pelos consumidores em um evento em São Paulo.
    • Antônio Fagundes e Mel Lisboa apresentaram os ganhadores das mais de 50 categorias deste ano, sendo 7 a mais que a edição de 2014.
    • A lista de vencedores foi resultado do trabalho do Instituto Datafolha, que entrevistou 8.142 brasileiros acima de 16 anos em 244 municípios de todas as regiões do país.

    O prêmio Top Of Mind da Folha de São Paulo completou 25 anos de existência contemplando as marcas mais lembradas pelos consumidores de todo o Brasil em um evento incrível que aconteceu hoje em São Paulo.

    visao-geral-folha-top-of-mind-2015-blog-geek-publicitario

    Antônio Fagundes e Mel Lisboa apresentaram os ganhadores das mais de 50 categorias deste ano. 7 a mais que a edição de 2014: Rede Social, Moto, Amaciante de Roupa, Esmalte de Unha, Máquina de Café, Smartphones & Tablets e Requeijão.

    A lista de vencedores é resultado do trabalho do Instituto Datafolha, que em 2015 entrevistou 8.142 brasileiros acima de 16 anos. O estudo foi feito pelo método Intercept, utilizando questionários estruturados, distribuídos geograficamente em 244 municípios em todas as regiões do país.

    Confira abaixo os ganhadores de cada uma das categorias, ou veja a lista clicando aqui.

    Top do Top of Mind

    vigor-folha-top-of-mind-2015-blog-geek-publicitario

    O Top do Top of Mind é o mais importante prêmio do Top Of Mind, pois ele classifica as empresas que estão na mente do consumidor independente da categoria. Dentre todas as marcas possíveis que a pessoa teve contato ela tem que responder de bate pronto qual marca vem a cabeça.

    Os grandes vencedores do Top do Top foram Coca-Cola e OMO, ambos com 6% de menções. Seguidos de Nike (4%), Nestlé (3%) e Samsung (3%).

    Top Performance

    A marca citada ao Datafolha com maior percentual de crescimento em 2015 foi a Caixa Econômica Federal, garantindo o prêmio Top Performance 2015 com 54% das menções.

    Top Rede Social

    A categoria que estreou este ano teve como ganhador um velho conhecido dos brasileiros: o Facebook, com 44% das menções ao Datafolha. Seguido do Whatsapp (13%), Google (2%), Instagram e Twitter (ambos com 1%).

    Um fato curioso é que 32% dos entrevistados não souberam responder ou não se lembraram de nenhuma marca de rede social. Um número assustador, visto que 92,2% dos brasileiros que acessam a internet já usaram uma rede social.

    Top Feminino e Top Masculino

    Na categoria Top Feminino a marca de esmaltes Risqué levou a melhor pela primeira vez. Já no Top Masculino, a Pirelli manteve sua hegemonia de 7 anos na liderança.

    Top Meio Ambiente

    Na disputadíssima área de meio ambiente Ypê aparece na liderança com 7% das menções. Um número que talvez seja resultado da recente campanha da marca com a Patrícia Poeta que já comentamos aqui. Em seguida vem a Natura (5%).

    Top Tecnologia

    samsung-folha-top-of-mind-2015-blog-geek-publicitario

    Na área de tecnologia o mérito ficou com a Samsung. A empresa que tem se esforçado para oferecer uma enorme gama de opções a seus consumidores conseguiu se manter na liderança pelo terceiro ano consecutivo com 27% das menções. Deixando outros concorrentes como Apple (8%), LG (5%), Nokia (4%) e Sony (4%) para trás.

    Top Bebida

    A Skol garantiu pela 14ª vez o seu lugar no topo do pódio de bebida mais lembrada pelos consumidores brasileiros em 2015 com incríveis 41% das menções. Em seguida aparecem Brahma (22%), Antarctica (8%), Itaipava (6%) e Schincariol (4%).

    Top Finanças

    O Banco do Brasil aparece em primeiro lugar como o banco mais lembrado pelos consumidores, com 31% das menções. Seguido do Bradesco (23%) e do Itaú (20%). Na área da poupança, a Caixa Econômica Federal mantém o posto de liderança, que ocupa desde 2002, com 54% das menções. Seguida do Bradesco (9%), Banco do Brasil (8%) e Itaú (5%).

    Na categoria Cartão de Crédito a Visa ficou em primeiro lugar com 35% das menções. Seguida pelo MasterCard (16%) e Itaú (5%). Enquanto na categoria Seguro houve um empate técnico entre Bradesco e Porto Seguro, que ficaram com 10% e 9% das menções, respectivamente.

    A Unimed levou a melhor na categoria Saúde com 36% das menções. Bem distante do segundo colocado Amil, que conseguiu apenas 6%. Seguidos ainda do Bradesco Saúde (4%) e Hapvida (3%).

    Top Alimentação

    Na categoria Alimentação a Sadia se deu bem, sendo citada pelos consumidores brasileiros em 13% das perguntas. Seguida de Nestlé (7%), Friboi (4%) e Tio João (3%).

    Top Pratos Congelados

    A Sadia volta a liderar na categoria Pratos Congelados, e dessa vez com uma folga ainda maior em relação aos concorrentes. 35% das menções são da marca, enquanto seu concorrente mais próximo, a Seara, ficou com apenas 6%.

    Top Sorvete

    Na categoria Sorvete a Kibon é quem manda. A marca nunca saiu da liderança em todas as 25 edições da pesquisa Datafolha. Desta vez com 66% de participação nas menções contra apenas 5% da Nestlé, segunda colocada.

    Top Adoçante

    O adoçante Zero-Cal ficou com a medalha de ouro na categoria Adoçantes com 33% das menções. Seguido de Adocyl (10%), Assugin (3%) e Finn (2%).

    Top Margarina e Requeijão

    qualy-folha-top-of-mind-2015-blog-geek-publicitario

    Na categoria Margarina a Qualy, da Sadia, se deu bem. A marca recebeu 32% das menções, enquanto Doriana e Delicia vieram logo atrás com 12% e 11% respectivamente.

    A Vigor ganhou a disputadíssima categoria Requeijão com 7% das menções. Resultado de um excelente trabalho que a marca vem realizando com alguns jingles que já publicamos aqui.

    vigor-folha-top-of-mind-2015-blog-geek-publicitario

    Top Leite

    A NINHO, da Nestlé, levou o prêmio de marca mais lembrada pelos consumidores quando o assunto é leite com 14% das menções. Em segundo lugar ficou a marca Itambé (11%), empatada com a Parmalat (11%).

    Top Higiene e Beleza

    colgate-folha-top-of-mind-2015-blog-geek-publicitario

    Na categoria Higiene, Pasta de Dente e Antisséptico Bucal a Colgate levou a melhor com 13%, 59% e 28% das menções, respectivamente. Enquanto isso a Risqué ganhou o troféu na categoria Esmalte de Unha com 35% das menções e a Jontex ficou com o primeiro lugar da categoria Camisinha, com 21%.

    pampers-folha-top-of-mind-2015-blog-geek-publicitario

    A Sempre Livre manteve seus 20% de participação nas menções em relação a 2014 e garantiu o primeiro lugar na categoria Absorvente Feminino. Já na categoria Fralda Descartável, a Pampers venceu, com 40% das menções, frente aos 15% do segundo colocado.

    Top Comunicação

    Na categoria Operadora de Banda Larga a Oi e a Vivo empataram com 13% das menções. Seguidas de NET (12%) e GVT (10%). Já na categoria TV Por Assinatura a SKY foi quem se deu melhor, com 43% das menções. Seguida pela Claro (16%) e NET (11%).

    sky-folha-top-of-mind-2015-blog-geek-publicitario

    Na categoria Operadora de Celular a Vivo ficou em primeiro lugar com 30% das menções, enquanto a TIM apareceu logo em segundo, com 25%.

    Na categoria Smartphone & Tablet o prêmio vai mais uma vez para a Samsung, que garantiu 37% das menções dos consumidores brasileiros entrevistados pelo Datafolha.

    Top Transporte

    Na categoria Carro houve mais um empate: Fiat e Volkswagen disputaram o mesmo espaço na memória do consumidor com 25% das menções. Enquanto isso, na categoria Moto a Honda venceu com grande folga: 65% das menções dos consumidores apontaram a marca. Enquanto sua principal concorrente Yamaha conseguiu apenas 11%.

    A Pirelli levou a melhor também na categoria Pneu, com 45% das menções dos consumidores. Seguida de Goodyear (9%) e Michelin (4%).

    correios-folha-top-of-mind-2015-blog-geek-publicitario

    Na categoria Serviço de Entrega de Encomendas os Correios fizeram bonito com 28% das menções. Praticamente dividindo o posto do segundo lugar com um de seus principais produtos: o Sedex (22%).

    Top Compras

    O OMO garantiu uma das mais altas pontuações do prêmio na categoria Sabão em Pó com 83% das menções. Seguido de Ypê (3%) e Brilhante (3%). Comfort também fez bonito e garantiu o primeiro lugar com 25% das menções quando a categoria foi Amaciante de Roupa. Seguido de Ypê (15%) e Fofo (14%).

    omo-folha-top-of-mind-2015-blog-geek-publicitario

    Na categoria de Loja de Móveis e Eletrodomésticos as Casas Bahia ficaram com o troféu. A rede varejista conseguiu 29% das menções frente aos 6% conseguidos pelo Magazine Luiza, que ficou no segundo lugar.

    Com 8% das menções, o Extra conseguiu se sagrar o vencedor de uma das categorias mais disputadas: Supermercado. Seguido do Carrefour, com 5%.

    Suvinil e Tramontina também venceram nas categorias Tinta de Parede e Talheres com 35% e 58%, respectivamente.

    Top Eletrodomésticos

    Na categoria Aparelho de TV a Samsung voltou a vencer. Com 27% das menções a marca coreana deixou sua principal concorrente LG para trás com 23%. Seguidas de Philips e Semp Toshiba (empatadas com 11%).

    Quando o assunto é Geladeira, a Consul é a marca mais lembrada por 37% dos consumidores entrevistados pelo Datafolha. Enquanto isso a Brastemp ficou com a medalha de ouro nas categorias Fogão e Máquina de Lavar Roupas, com 23% e 40%, respectivamente.

    Já a Walita, da Philips, garantiu o posto de marca de Máquina de Café mais recordada pelos consumidores com 9% das menções. Seguida de Arno (4%), Melitta (2%) e Dolce Gusto (2%).

    Top Turismo

    Na área de Turismo a CVC levou o título de marca de Agência de Viagem mais lembrada pelos consumidores, com 19% das menções, enquanto a TAM assumiu o posto de Top of Mind da categoria Companhia Aérea.

    Destaques Regionais

    casas-bahia-folha-top-of-mind-2015-blog-geek-publicitario

    Nos destaques regionais, as Casas Bahia voltaram a vencer como destaque da região Sudeste. No Centro-Oeste quem dominou foi a Ypê, enquanto no Norte a Vivo foi a marca mais lembrada.

    No Nordeste o posto de primeiro lugar ficou com a marca Primor. Já no Sul duas marcas regionais dividiram o pódio: Renner (tintas) e Tirol (leite).

    Lista dos ganhadores

    PRODUTOS PARA CASA
    1 FOGÃO Brastemp
    2 APARELHO DE TV Samsung
    3 GELADEIRA Consul
    4 MÁQUINA DE CAFÉ Walita
    5 MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS Brastemp
    6 TALHERES Tramontina
    7 AMACIANTE DE ROUPAS Comfort
    8 SABÃO EM PÓ Omo
    9 TINTA DE PAREDE Suvinil
    PRODUTOS DE USO PESSOAL
    10 PASTA DE DENTE Colgate
    11 ABSORVENTE FEMININO Sempre Livre
    12 CAMISINHA Jontex
    13 FRALDA DESCARTÁVEL Pampers
    14 ANTISSÉPTICO BUCAL Colgate
    15 ESMALTE DE UNHA Risqué
    TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO
    16 OPERADORA DE TELEFONE CELULAR Vivo
    17 SMARTPHONE E TABLET Samsung
    18 OPERADORA DE TV POR ASSINATURA Sky
    19 OPERADORA DE BANDA LARGA DE INTERNET Oi/Vivo
    VAREJO E FINANÇAS
    20 SUPERMERCADO Extra
    21 LOJA DE MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS Casas Bahia
    22 BANCO Banco do Brasil
    23 POUPANÇA Caixa Econômica Federal
    24 CARTÃO DE CRÉDITO Visa
    25 SEGURO Bradesco/Porto Seguro
    26 PLANO DE SAÚDE Unimed
    ALIMENTOS E BEBIDAS
    27 CERVEJA Skol
    28 LEITE Ninho
    29 REQUEIJÃO Nestlé/Vigor
    30 MARGARINA Qualy
    31 ADOÇANTE Zero Cal
    32 SORVETE Kibon
    33 PRATOS CONGELADOS* Sadia
    TRANSPORTE E TURISMO
    34 CARRO Fiat/Volkswagen
    35 MOTO Honda
    36 COMBUSTÍVEL Petrobras
    37 PNEU Pirelli
    38 SERVIÇO DE ENTREGA DE ENCOMENDAS Correios
    39 COMPANHIA AÉREA TAM
    40 AGÊNCIA DE VIAGEM CVC
    ESPECIAIS
    41 TOP PERFORMANCE Caixa Econômica Federal
    42 TOP MASCULINO Pirelli
    43 TOP FEMININO Risqué
    44 TOP HIGIENE Colgate
    45 TOP TECNOLOGIA* Samsung
    46 TOP MEIO AMBIENTE Natura/Ypê
    47 TOP ALIMENTAÇÃO Sadia
    48 TOP REDE SOCIAL Facebook
    49 DESTAQUE REGIÃO NORDESTE* Primor (margarina)
    50 DESTAQUE REGIÃO NORTE Vivo (operadora de celular)
    51 DESTAQUE REGIÃO CENTRO-OESTE* Ypê (amaciante de roupa)
    52 DESTAQUE REGIÃO SUDESTE* Casas Bahia (loja de móveis e eletrodomésticos)
    53 DESTAQUE REGIÃO SUL* Renner (tinta de parede)  Tirol (leite)
    54 TOP DO TOP Coca-Cola/Nike/Omo/Nestlé/Samsung

    Veja este e outros destaques em nosso canal no YouTube

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Rebranding não agradou ao público que acompanha a marca nas redes sociais

    Nova versão do famoso Goiabinha já pode ser encontrada em diversos pontos de venda espalhados pelo Brasil

    Coleção chega nesta quinta-feira, 21, ao site oficial da marca

    A marca traz personagens do anime — Luffy, Zoro, Sanji, Chopper, Nami e Usopp — em embalagens colecionáveis.

    🔥 Em alta agora:

    Converse apresenta modelos que celebram os 15 anos do filme ‘Coraline’

    Apostar na nostalgia tem sido uma das principais estratégias das marcas para atrair novos públicos e se conecta com seus consumidores mais fiéis. Pensando...

    🔥 Em alta agora:

    Converse apresenta modelos que celebram os 15 anos do filme ‘Coraline’

    Apostar na nostalgia tem sido uma das principais estratégias das marcas para atrair novos públicos e se conecta com seus consumidores mais fiéis. Pensando...
    Publicidade

    Conheça nosso Instagram

    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,441FãsCurtir
    165,000SeguidoresSeguir
    7,200SeguidoresSeguir
    50,700SeguidoresSeguir
    5,400SeguidoresSeguir
    18,000InscritosInscrever
    Publicidade