A próxima edição da Cerimônia do Oscar só acontece em 2023, mas as movimentações para a seleção dos filmes que concorrerão ao maior prêmio do cinema mundial já começaram. E por aqui no Brasil a Academia Brasileira de Cinema deu o primeiro passo para escolher o representante do país na premiação. Seis filmes foram pré-selecionados pela academia que anunciará o escolhido em setembro.
Os seis títulos foram escolhidos por uma comissão composta por dezenove membros a partir de uma lista inicial com vinte e oito produções. E você confere a seguir os seis pré-selecionados:
A Mãe
Filme dirigido por Cristiano Burlan que segue a jornada de Maria, migrante nordestina e vendedora ambulante em busca de seu filho Valdo, supostamente assassinado por policiais militares durante uma ação na vila onde mora. Em busca de descobrir o paradeiro do filho, Maria enfrenta diversas adversidades. Ela não tem nenhuma notícia que a ajude a encontrá-lo. Essa tragédia deixa uma ferida profunda na personalidade de Maria, que passa a viver sob a marca da insegurança e da impunidade.
A Viagem de Pedro
Com direção de Laís Bodanzky, o filme é ambientado em 1831, onde durante a travessia do Atlântico em uma fragata inglesa rumo à Europa, Pedro, o ex-imperador do Brasil, busca forças físicas e emocionais para enfrentar seu irmão que usurpou seu reino em Portugal. Pedro se vê doente e inseguro. Entra na embarcação em busca de um lugar e uma pátria. Em busca de si mesmo. O filme estreia amanhã (01) e os ingressos já podem ser adquiridos aqui.
Carvão
Numa pequena cidade do interior, uma família recebe uma proposta rentosa, mas também perigosa: hospedar um desconhecido em sua casa. Antes mesmo da chegada dele, no entanto, arranjos precisarão ser feitos, e a vida em família começa a se transformar. Porém, nenhum dos familiares, e muito menos o próprio hóspede, vê suas expectativas cumpridas. “Carvão” é um retrato ácido de um Brasil onde impera a naturalização do absurdo. O filme é dirigido por Carolina Marcowicz.
Marte Um
Com a direção de Gabriel Martins, o filme acompanha Os Martins, família negra de classe média baixa, que segue a vida entre seus compromissos do dia-a-dia e seus desejos e expectativas, mesmo com a tensão de um governo conservador que acaba de assumir o poder no país. Em meio a esse cotidiano, Tércia cuida da casa enquanto passa por crises de angústia, Wellington quer ver o filho virar jogador de futebol profissional, Eunice tem um novo amor e o pequeno Deivinho sonha em colonizar Marte.
Pacificado
Tati é uma menina introspectiva de 13 anos que luta para se conectar com seu distante pai, Jaca, recém-saído da prisão no momento turbulento das Olimpíadas do Rio. Enquanto a polícia “pacificadora” luta para ocupar as favelas ao redor do Rio, Tati e Jaca precisam navegar entre os obstáculos que ameaçam suas esperanças para o futuro. A direção é assinada por Paxton Winters.
Paloma
No filme acompanhamos Paloma, agricultora, que quer um casamento tradicional em uma igreja com o namorado Zé, porém o padre local recusa seu pedido. Mas Paloma, uma mulher trans, vai lutar por seu sonho.
O anúncio de qual filme será o representante oficial do Brasil na disputa pelo Oscar, será feito pela Academia Brasileira de Cinema no dia 09 de setembro. Já o Oscar 2023 acontece em 12 de março do próximo ano.