A Adobe segue sendo uma das principais empresas do segmento de softwares para a criatividade do mundo, mas é fato que com a ascensão do mobile, a companhia está perdendo cada vez mais espaço para ferramentas híbridas, como o Canva, InShot, CapCut, entre outros. E é justamente neste sentido, que a companhia dá o seu primeiro passo a uma gama de softwares mais democráticos. Isso porque a marca está testando uma versão online do software de edição de imagens mais conhecido do mundo, o Photoshop. E a melhor parte é que alguns de seus recursos devem ser disponibilizados gratuitamente.
A notícia foi compartilhada pelo site The Verge, que anunciou que os testes já estão sendo realizados no Canadá. De acordo com o site, a Adobe descreve o serviço como “freemium”, e planeja remover alguns recursos para que sejam exclusivos a assinantes. No entanto, alguns dos recursos considerados como fundamentais ao app pela companhia, devem seguir gratuitos.
Hoje os softwares da Adobe são exageradamente caros. Principalmente para profissionais de países em desenvolvimento altamente impactados pelas flutuações do dólar, como é o caso do Brasil. Por aqui, outro concorrente da companhia tem ganhado cada vez mais visibilidade e adeptos, o Afinity Photo e o Afinity Designer têm sido ótimas opções mais em conta para substituir o Photoshop e o Indesign.
“Queremos tornar o [Photoshop] mais acessível e fácil para que mais pessoas experimentem e experimentem o produto”, disse Maria Yap, vice-presidente de imagem digital da Adobe ao The Verge.
A primeira versão do Photoshop online foi lançada ainda em outubro, oferecendo uma versão simplificada do aplicativo de edição de imagens e era destinado a lidar com edições básicas. O grande atrativo deste tipo de ferramenta online é que, como a maior parte do processamento fica do lado da companhia, deve ser possível utilizar o Photoshop em dispositivos que antes não eram recomendados, como computadores mais modestos e até mesmo via Linux.
O objetivo da Adobe é usar a versão web do Photoshop para tornar o aplicativo mais acessível e potencialmente atrair usuários que queiram pagar pela versão completa no futuro. A empresa seguiu um caminho semelhante com vários de seus apps, como Adobe Fresco e Adobe Express.
A Adobe infelizmente ainda não apresentou um prazo final para disponibilização do serviço globalmente, ou mesmo deu indícios de qualquer roadmap de desenvolvimento do produto. Apesar disso, a companhia segue melhorando sua versão web a cada dia.