O Instagram é a maior rede social móvel de compartilhamento de imagens do mundo. Afinal são mais de 300 milhões de usuários ativos, que gastam mais de 21 minutos por dia no app. O problema é que eles estão longe de serem lucrativos. Mas aparentemente o Facebook tem planos audaciosos para a plataforma.
Os anúncios chegaram ao Instagram há cerca de um ano e meio e desde então tem sido um desafio para o Facebook transformar a plataforma em algo lucrativo sem assustar o público (mal) acostumado a utilizar um serviço completamente gratuito e sem anúncios.
Os Anúncios em Carrossel apareceram e melhoraram a situação, mas de fato eles precisavam de algo maior, e é isso o que o Facebook acaba de anunciar no blog oficial do Instagram.
Botões de Ação
Os tradicionais botões de ação encontrados nos anúncios do Facebook agora darão as caras no Instagram. Eles devem permitir um melhor direcionamento e tamém maior conversão dos anúncios. Dessa forma, ao visualizar um anúncio, o consumidor terá a oportunidade de clicar em um dos botões de “Compre Agora”, “Instale Agora”, “Inscreva-se” ou “Saiba Mais” na lateral esquerda logo abaixo à imagem.
Maior Segmentação
O que diferencia o Facebook da grande maioria dos outros anunciantes é a grande quantidade de informações que ele tem de seu público, o que possibilita anúncios extremamente segmentados e peronalizados.
Os novos anúncios do Instagram devem fazer uso destes dados, permitindo uma melhor segmentação de público, que deve resultar em economia de recursos e maior conversão das campanhas.
Além da idade, localização e gênero, os anunciantes poderão segmentar seus anúncios com dados demográficos e interesses. Da mesma forma que acontece hoje no Facebook.
De acordo como a própria rede social, os anúncios do Instagram têm um resultado até 2.9x melhor do que os das plataformas comuns analisadas pela Nielsen.
Maior número de anunciantes
Hoje o Facebook conta com mais de 2 milhões de anunciantes. O Instagram, obviamente, quer trazer todo este público para a plataforma. Por este motivo, durante o ano, a rede social deve se esforçar para abrir a plataforma de anúnciosa para um número cada vez maior de anunciantes até que ele esteja disponível de forma global, como acontece com o Facebook.
Vale lembrar que os usuários do Instagram são extremamente ariscos. Em meados de 2013, quando a rede social atualizou seus termos de serviço, houve uma grande resistência da comunidade, o que faz com que cada passo seja lento e milimetricamente pensado.
No entanto, alguém tem que pagar as contas. E quando isso acontece, não há muito pra onde correr. É preciso ter anunciantes.
Com informações de: Recode.