O Instagram anunciou hoje um recurso que já estava sendo especulado há algum tempo: o aplicativo móvel de compartilhamento de imagens utilizado no mundo todo agora permite o envio de vídeos curtos.
Desde que foi comprado pelo Facebook, por uma pancada de dinheiro, o Instagram pouco inovou. Trouxe alguns filtros meia-boca, aprimorou a integração com a rede do Zuckerberg (a ponto de criar uma confusão com os likes), enquanto outras empresas realmente estavam preocupadas em trazer novidades para o mercado móvel, como o Vine, aplicativo em que o usuário compartilha vídeos curtos com outros usuários. Isso em um estilo tão parecido com o Instagram que ficou conhecido como “Instagram em movimento”.
O sucesso do Vine foi tamanho que fez com que vários usuários do Instagram migrassem para a plataforma (utilizando a primeira para vídeos e a segunda para fotos), inclusive muitos artistas. Com isso o lançamento da atualização de hoje, o Instagram tenta frear o desenvolvimento da ferramenta do maior rival do Facebook: o Twitter.
Com essa briga pelo mercado de vídeos curtos em dispositivos móveis temos uma grande incógnita no mercado. Os usuários do Vine vão abandonar a ferramenta? Os usuários do Instagram vão adotar os vídeos? Ainda é cedo pra afirmar alguma coisa. Ao contrário de mim, os usuários do Instagram que não conheciam ou não utilizavam o Vine para compartilhar vídeos gostaram da ideia. Já eu acho que vai virar uma salada só. Resta ver no que vai dar.