O Governance Lab, da Escola de Engenharia Tandon da Universidade de Nova York (NYU), divulgou ontem (23/02) um relatório patrocinado pelo Facebook, que mostra como as comunidades virtuais estão impactando na vida das pessoas durante a pandemia.
A pesquisa foi feita a partir de entrevistas com 50 líderes de comunidades do Facebook de diversos países, incluindo o Brasil. Além de dezenas de especialistas de comunidades globais, pesquisas internas do Facebook, análises de fontes públicas e de uma pesquisa feita pela YouGov em agosto de 2020 com mais 15 mil participantes.
Globalmente, mais de 1,8 bilhão de pessoas usam grupos do Facebook todos os meses, e há mais de 70 milhões de administradores e moderadores de grupos ativos na plataforma. Com números tão altos é possível perceber que o suporte emocional que as comunidades dão às pessoas foi essencial para enfrentar a pandemia no mundo todo. A seguir algumas descobertas importantes do relatório:
- Impacto – Os grupos online são organizações contemporâneas significativas que podem gerar impacto e fornecer a seus membros um forte senso de comunidade e pertencimento, apesar de não operarem no espaço físico;
- Unindo as pessoas – Muitos desses grupos permeiam os grupos sociais tradicionais e reúnem pessoas normalmente separadas pela distância geográfica em torno de uma característica ou interesse comum.
- Novas habilidades – Novos tipos de líderes comunitários surgiram nesses grupos online, com habilidades únicas para moderar diálogos muitas vezes plurais e comumente entre milhões de membros.
- Comunidades online – Em 11 das 15 nações pesquisadas, uma grande parte das pessoas disse que o grupo mais importante em suas vidas é majoritariamente online.
Comunidades virtuais no Brasil durante a pandemia
Já no Brasil, mais de 120 milhões de pessoas são membros de grupos ativos do Facebook (dados da plataforma de agosto de 2020), e no relatório traz exemplos de diferentes grupos, como o Clube da Alice, criado para promover o empreendedorismo feminino, além de dar a elas um canal de divulgação de produtos e serviços.
Com a quarentena e a dificuldade de empregabilidade, o Clube da Alice chega a ter hoje mais de 550 mil membros que fazem 3 mil postagens diárias. Com a pesquisa da YouGov, no Brasil as pessoas contaram como as comunidades online são importantes para elas, especialmente em tempos difíceis como a pandemia:
- 87% disseram que a comunidade mais importante da qual participam é online
- 56% falaram que as comunidades têm sido uma fonte de apoio emocional durante a COVID-19
- 78% disseram que as comunidades se tornaram mais importantes para eles desde a COVID-19
- 94% das pessoas que são membros de uma comunidade apoiaram alguém por meio dela durante a pandemia da COVID-19
- 88% das pessoas que são membros de uma comunidade receberam apoio por meio dela desde o início da crise do novo coronavírus.