Infelizmente ainda é reincidente ler ou escutar sobre casos de ataques e invasões a contas de pessoas públicas e marcas nas redes sociais. Recentemente diversas contas, incluindo de Elon Musk, Kanye West, Bill Gates, Jeff Bezos, Apple e Uber foram invadidas no Twitter e utilizadas para uma fraude. Dessa forma, as publicações, feitas em nome dos proprietários das contas, diziam que dobrariam e devolveriam valores de bitcoins recebidos em uma carteira virtual.
Na tarde de ontem, dia 15, diversos usuários do Twitter com milhões de seguidores sofreram um ataque e tiveram suas contas invadidas. A empresa afirmou que tratava-se de um ataque coordenado, que contou com auxílio de funcionários da plataforma. Sendo assim, os hackers tiveram acesso as contas que atingem milhões de pessoas no Twitter e aproveitaram a credibilidade para aplicar uma fraude. Entre os nomes estão Elon Musk, Kanye West, Jeff Bezos, Joe Biden, Barack Obama e Bill Gates e empresas Apple e Uber:
Através de Tweets, os perfis acima mencionados diziam que dobrariam valores de bitcoins recebidos em determinada conta e os devolveriam. Além disso, numa tentativa de “mascarar” o golpe, valores e tempo máximo de participação foram estipulados pelas contas. Segundo o Tecnoblog, o endereço usado nas fraudes com bitcoin recebeu mais de 12,8 BTC até às 19h37 de ontem (15), o equivalente a R$ 633 mil. Os valores enviados para as carteiras virtuais não podem ser recuperados.
Por fim, alguns usuários relataram diversos problemas que surgiram na plataforma devido ao ataque e as tentativas de contê-los por parte do Twitter. Todas as contas verificadas ficaram limitadas e não podiam fazer tweets ou alterar dados cadastrais por determinado tempo.