Com o intuito de conhecer e entender os hábitos musicais da população mais a fundo, o Multishow produziu o estudo “Muito mais que Música”. O material mostra que, embora o streaming siga conquistando os usuários com uma ampla oferta de serviços, a TV continua sendo um veículo importante para o acesso de todas as idades às diversas possibilidades de contato, consumo e relacionamento com a música.
Os dados da pesquisa mostram que a internet é o meio mais utilizado pelos consumidores de música. Já entre os programas mais assistidos em qualquer meio, os programas relacionados à música ficam em segundo lugar, perdendo apenas para séries.
O Youtube se consagra como o meio mais democrático e utilizado por todas as idades, já as plataformas de streaming têm concentração maior entre a faixa de 25 a 34 anos. Já entre aqueles que têm 35 e 44 anos, a TV paga tem mais relevância, além de ser o principal meio para se ouvir música.
“A música faz parte da vida das pessoas e está presente no dia a dia de diferentes maneiras. Dessa forma, é bastante relevante entendermos como os consumidores se comportam diante das inúmeras opções disponíveis atualmente para escutar suas preferências. Além disso, o estudo também faz uma análise sobre os diferentes devices usados pela população e como isso mudou ao longo dos anos.”, explica Tatiana Costa, diretora do Multishow.
O estudo ainda se aprofunda nas plataformas que concorrem com o YouTube durante o caminho do usuário até encontrar a música. Rádio, Spotify, YouTube+TV, TV, shows, realities shows, videoclipes, entrevistas e notícias também foram identificados como meios de consumo. “Muito mais que música” faz uma análise de cada um deles com prós, contras e diferenciais, além de colher depoimento dos consumidores. Por fim, a análise destaca uma parte do estudo para falar sobre como a música está relacionada ao sentimento do público e em quais momentos eles costumam consumir esse tipo de produto.
Para conhecer mais sobre a pesquisa, acesse a página do estudo “Muito mais que música” na plataforma Gente.
*Para este estudo, foram realizadas entrevistas com pessoas consumidoras de música, incluindo homens e mulheres em grupos mistos, no Rio de Janeiro e em São Paulo, divididos por faixas etárias (mais jovens de 16 a 24 anos versus mais velhos de 34 a 45 anos). Já na etapa seguinte, quantitativa, com base em 821 entrevistas, a amostra corresponde ao perfil de 16 a 49 anos, classes ABC, considerando-se como pré-requisito a assinatura de TV paga em casa e a relação próxima com a música.