Depois de anunciar a suspensão de suas campanhas publicitárias e uma ajuda de 120 milhões de dólares globalmente para ajudar no combate ao Coronavírus, a Coca-Cola Brasil e o Instituto Coca-Cola Brasil anunciaram que criaram um fundo pra ajudar comunidades de baixa renda e catadores de resíduos. Com este fundo, a companhia espera contribuir na garantia da renda mínima a cerca de 11 mil cooperadores e autônomos.
Os recursos vão para ONGs e instituições que são parceiras em programas de capacitação de emprego, acesso à água e reciclagem da empresa. O objetivo é ajudar a combater o COVID-19 em 71 comunidades de 14 estados e DF onde vivem 2,8 milhões de pessoas.
Há dez anos, a Coca-Cola Brasil mantém uma rede de relacionamento ativa e próxima com organizações em comunidades por meio do Coletivo Jovem, programa que oferece a jovens condições de empregabilidade e de geração de renda. Serão priorizados os recursos para as regiões urbanas, pelo maior risco de contaminação devido à alta densidade populacional.
“Os catadores e os recicladores são uma parcela da população extremamente vulnerável e fundamental na economia circular que tanto buscamos. Acreditamos que é unindo forças e articulando parcerias que podemos gerar impactos efetivos e legados para o futuro. Agir de forma coletiva nunca foi tão relevante quanto hoje”, diz Andréa Motta, diretora de sustentabilidade da Coca-Cola Brasil.
Doações
O poder de capilaridade e distribuição, uma das maiores fortalezas do Sistema Coca-Cola Brasil, também está sendo utilizado em prol do combate ao novo coronavírus. Em diversas regiões do país, os nove engarrafadores, a joint-venture Leão Alimentos e Bebidas e a empresa de laticínios Verde Campo têm feito doações de álcool gel 70%; de embalagens para envase de álcool; e de água mineral Crystal e outros produtos da Coca-Cola Brasil para organizações da área da saúde. Alimentos básicos também têm sido doados aos órgãos competentes. Já são mais de:
- 1 milhão de unidades de água mineral
- 26 toneladas de alimentos para cestas básicas
- 170 mil litros de álcool 70%
- 400 mil garrafas PET para envase de álcool
- Além disso, houve um aporte de R$ 2 milhões para compra de equipamentos para UTIs no Distrito Federal realizado pelo engarrafador da região.