A Copa do Mundo FIFA é um evento privado. Feito por muitos, para poucos. E suas consequências sociais são bem conhecidas e discutidos. Já estamos cansados de ouvir falar no “Padrão FIFA” de tudo quanto é coisa. Mas e no campo da publicidade, qual é o “Padrão FIFA” de restrições relacionadas às suas propriedades de marca? Bem… Um pouco assustadoras.
Mascote
O Fuleco, obviamente não deve ser utilizado de forma alguma.
Logos
Os logos da copa, da candidatura, desenhos da taça, logo das cidades sede, qualquer logo que tenha uma relação com o evento da FIFA não deve ser utilizado.
Nomes relacionados ao evento (ou nem tão relacionados assim)
Aqui acho que vem um dos itens mais absurdos. Tudo bem não poder utilizar o termo Copa do Mundo, Copa do Mundo 2014, Copa 2014, Copa, World Cup, Mundial 2014, Mundial de Futebol 2014. Mas dois itens chamam bastante atenção: não pode ser utilizado “Brasil 2014” ou até mesmo um nome de uma cidade sede mais o ano, por exemplo, Curitiba 2014.
Slogan
O slogan da Copa do Mundo FIFA 2014 também não deve ser utilizado. Você também não tem ideia de qual é o slogan? Pois bem. Cuidado pra não utilizá-lo: “Juntos num só ritmo”.
Minha sugestão é que você abra o dicionário umas 4 vezes e anote as quatro palavras que ler primeiro. Com certeza sai algo melhor que esse oficial aí.
Logos e emblemas das Confederações
Os emblemas das Confederações não pertencem à FIFA, mas eles também estão proibidos. O máximo que você pode fazer é utilizar a bandeira do país.
Punições
As punições podem variar de multas (que eu não quero nem imaginar o valor, se só o ingresso dos jogos já deixaria minha conta no negativo) e pode levar até a prisão.
A FIFA não deixa divulgar, mas dizem que dependendo do uso de uma propriedade da entidade, os Dementedores levam o Gerente de Marketing da empresa para um lugar ainda desconhecidos. Acreditam que possa ser o Acre.
Cuidado.
Com informações de: Iska Digital e AdNews