Mais
    InícioInsightsPanetone de frutas resiste e ainda é o mais comprado pelos brasileiros,...

    Panetone de frutas resiste e ainda é o mais comprado pelos brasileiros, aponta pesquisa da Worldpanel

    Estudo da Wordpanel by Numerator apontou dados de comportamento dos consumidores em relação ao mercado de panetones

    EM GKPB.COM .BR

    🔉 Ouça o artigo

    00:00
    00:00
    Publicidade:

    ✨ O que você precisa saber:

    • Panetones de frutas seguem como os mais consumidos pelos brasileiros, com 44% de participação.
    • Consumo do panetone tem mais destaque como consumo próprio do que presente, com crescimento entre consumidores até 29 anos e classe C2.
    • Canal atacarejo se consolida como principal para novos consumidores de panetone, especialmente no Sudeste e Sul, impulsionando o crescimento em volume.

    Este é um recurso beta. Encontrou um erro? Envie pra gente.

    Publicidade:

    Na última quinta-feira (11), a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados; a Abimapi, convidou influenciadores e imprensa para mais uma edição do já tradicional Salão do Panetone, onde foi apresentado o relatório “Tendências no Consumo de Panetones – Quais são as tendências e como podemos sustentar os crescimento nos próximos anos”.

    As informações apresentadas neste estudo têm como base o Worldpanel by Numerator, um dos mais completos painéis de consumo do país, que acompanha de forma contínua os hábitos de compra e consumo dos lares brasileiros. Confira a seguir.

    Crescimento da categoria como um todo

    No Natal de 2024-25, os panetones registraram avanço significativo na penetração dos lares brasileiros, alcançando 62,9% e evidenciando maior engajamento dos compradores. Esse crescimento mostra que a categoria conseguiu atrair mais consumidores de forma consistente em comparação aos anos anteriores.

    Menos para presente, mais para consumo próprio

    O estudo mostra que, em 2024, o panetone foi menos utilizado como presente, abrindo espaço para um consumo mais consolidado dentro dos lares. Segmentos como consumidores até 29 anos e de classes C2 se destacaram, com maior aderência ao consumo próprio, especialmente em lares independentes e monoparentais.

    A força do atacarejo

    O canal atacarejo consolidou-se como o principal atrativo para novos consumidores de panetone, superando canais tradicionais como supermercados convencionais e independentes. A categoria ganhou importância em todas as regiões, mas especialmente no Sudeste e no Sul, onde a penetração foi acompanhada de maior crescimento em volume.

    Perfil socioeconômico

    O consumo ganhou força entre compradores da Classe C, mais maduros e independentes, que aumentaram sua participação no último ano. Esse perfil evidencia um movimento de democratização do panetone, deixando de ser um produto majoritariamente associado às classes mais altas para conquistar consumidores de diferentes faixas etárias e socioeconômicas.

    A resistência do panetone de frutas

    É notável a relevância e a resistência dos panetones de frutas diante do volume de vendas de panetones. Seja por preferência dos consumidores, ou pelo preço mais acessível, a versão tradicional do item tem se mostrado mais presente na casa dos consumidores, responsável pelo volume de 44% das vendas no período de novembro de 2024 a janeiro de 2025. Apesar disso, os panetones de Gotas de Chocolate ficam logo atrás, com 42,6% de participação, seguido dos panetones recheados (10,1%) e outros tipos de panetones (3,3%).

    Entre os tamanhos preferidos pelos brasileiros, os panetones de 301g a 400g são a grande maioria, responsáveis por 67,4% do volume vendido no mesmo período. Logo em seguida vêm os tamanhos de 400 a 600g (18,1%), 600 a 1kg (4,8%), até 300g (4,4), acima de 1kg (2,8%) e granel (2,5%). Já a embalagem preferida é a caixa de papelão, responsável por R$ 81,7% do volume comercializado no período. O saco plástico vem em segundo lugar (14,9%), seguido de outros tipos (2,5%) e lata (0,9%).

    Novo queridinho do café da manhã

    Consumo do panetone por gerações

    Com o avanço geracional, a participação do panetone na mesa dos consumidores de diferentes gerações mostram comportamentos interessantes. As gerações mais novas como Alpha e Z costumam preferir o item mais no snacking time, enquanto as gerações mais seniores dominam a preferência do item no jantar. Os Millennials são os grandes amantes do panetone, representando a geração que mais consome o produto em qualquer uma das ocasiões.

    O consumo de panetone no café da manhã deu um grande salto no último ano, crescendo 200% em relação ao mesmo período anterior. Apesar disso, ainda há espaço para crescer. Os panetones estão presentes em apenas 2% das ocasiões de café da manha, contra 14% dos pães industrializados, por exemplo.

    Consumo quente e em monoporções em alta entre jovens e jovens adultos

    Outro destaque do estudo da Worldpanel by Numerator foi o crescimento do consumo de panetone quente, que representou 8 vezes mais consumo do que no ano anterior, totalizando 50% das ocasiões de consumo de panetones entre os jovens e jovens adultos. As monoporções, como são chamados unidades vendidas em embalagens menores de 100g, também ganharam destaque, com um crescimento de 75% no último ano em relação ao ano anterior.

    Consumo como sobremesa no jantar pelos adultos e seniores

    Entre os Millennials e Boomers, o panetone adquire caráter de sobremesa após a refeição, tendo um consumo mais relevante no jantar e quase sempre compartilhado (95% das ocasiões de consumo). Nesta ocasião, o panetone de chocolate assume a preferência, com 98% de participação. A maior parte deste consumo é vista dentro da semana útil.

    Fora da sazonalidade

    Mesmo fora da sazonalidade, houve incremento de consumo. No pré-Natal (outubro e novembro), as ocasiões cresceram 17%, puxadas pela classe AB. No pós-Natal (janeiro a março), o aumento foi de 90%, com maior presença da classe DE e forte adesão da Geração Z em snacking time. Já durante o Natal, o café da manhã concentrou 74% das ocasiões, com Millennials e classe C em destaque.

    Os resultados aqui expostos referem-se ao mercado de panetones no Brasil, considerando o período de novembro de 2024 a janeiro de 2025, com comparativos aos anos anteriores. Os dados foram analisados a partir de indicadores como penetração nos lares, volume de compras, frequência de consumo, canais de compra e perfil socioeconômico dos shoppers, garantindo uma visão abrangente e confiável sobre a evolução da categoria.

    Publicidade

    📺 Confira os destaques desta semana em nosso canal no Youtube

    🔥 Em alta agora:

    🫵🏻 Recomendado para você:

    Veja no Instagram

    Publicidade

    Confira nosso Podcast

    Conecte-se

    63,674FãsCurtir
    165,000SeguidoresSeguir
    7,200SeguidoresSeguir
    50,700SeguidoresSeguir
    5,500SeguidoresSeguir
    18,800InscritosInscrever

    Conheça nosso Instagram