Se você acompanhou o universo das redes sociais nos últimos dias provavelmente ficou sabendo da notícia de que o Duo, a coruja verde mascote do aplicativo de idiomas Duolingo, havia morrido. Pois bem, como já era de se imaginar, tudo não passou de mais uma brincadeira do personagem. Nesta segunda-feira, a marca revelou uma parceria com alguns dos ícones da fofoca no Brasil: Sônia Abrão e revista Caras para divulgarem a verdade por trás da estratégia.
“Forjei, sim, a minha própria morte para ficar famoso e não me arrependo”, diz a manchete na revista Caras nas redes sociais. Na TV o aplicativo patrocinou um bloco do programa da Sônia Abrão para contar o desfecho da história. “Eu fui atrás e consegui trazer ele aqui para o nosso programa. Eu não vou deixar isso barato”, afirmou a apresentadora durante seu programa. “Influenciador digital e mascote do aplicativo de idiomas Duolingo reaparece nas redes e promete alçar voos este ano”, dizia ainda um dos textos da sobrecapa publicitária da revista.
Motivação da morte do Duolingo
A campanha do Duolingo em simular a morte do seu mascote foi bastante esquisita, mas parece ter dado o resultado esperado. Muita gente comentou no mundo inteiro sobre a morte do personagem, com direito até das cantoras Dua Lipa a Ana Castela se envolverem com o assunto nas redes sociais. Agora, no entanto, parece tudo resolvido: Duo forjou sua própria morte para ficar mais famoso.
No meio de muito storytelling, a ideia é basicamente a mesma daquela vez em que o Duolingo trocou o seu ícone do app para uma coruja cansada e ganhou também muita repercussão. O time de Marketing do app parece hackear a comunicação mundial como poucas marcas no mundo conseguem fazer nos dias atuais.
Ainda é cedo para dizer que o caso está encerrado. Ainda nas próximas horas e dias o Duolingo deve soltar outros desdobramentos de sua campanha.