Há alguns anos o mercado publicitário brasileiro foi abalado pela inesquecível planilha das agências, que revelou condições de trabalho péssimas em algumas das principais agências do país. Depois disso, muitas outras planilhas apareceram, das mais diferentes áreas de atuação e com os mais diferentes objetivos. Agora é a hora de conhecermos a planilha dos influencers. Um documento que tem como premissa reunir diversos relatos de profissionais que supostamente trabalharam com alguns dos principais criadores brasileiros.
O GKPB teve acesso ao documento que, até o momento de publicação desta matéria, somava quase 500 respostas. A planilha contém dados sobre influenciadores, incluindo informações como o nome do influenciador, a avaliação dada a ele, o período de trabalho e feedbacks sobre a experiência. Há também um campo para conselhos para outros profissionais.
“Trabalhei com a Juliette na metade de 2024 para publi de uma marca. Quando ela chegou ao set de gravação, todos que estavam presentes ficaram chocados com a dedicação e carinho que a artista teve com todos que estavam lá. Ela basicamente ficou horas conversando com toda a equipe, super amigável. No final tirou foto com cada um e ainda deu um ingresso do show dela de São João para um fã que estava esperando ela na saída”, dizia um dos comentários que elogiavam a campeã do BBB 21.
Entre os comentários negativos, há uma infinidade de acusações, desde estrelismo, até mesmo manipulação dos resultados de engajamento das redes sociais. Nós não vamos reproduzir os comentários negativos aqui justamente por não conseguirmos apurar a veracidade das informações. Os interessados podem acessar a planilha neste link.
Planilha dos Influencers
Assim como grande parte das demais planilhas veiculadas anteriormente, um dos pontos questionáveis do documento, é a falta de identificação, o que pode ajudar algumas pessoas a falarem sem medo de retaliação, porém facilita a publicação de informações sem compromisso com a verdade.
Em uma análise rasa sobre o documento é possível identificar respostas com estilo de escrita bastante semelhantes, que parecem ter sido escritas todas pela mesma pessoa. Também é possível notar em algumas publicações as opiniões que extrapolam a relação profissional e vão para o pessoal tanto no sentido positivo, quanto no negativo.
O conteúdo do documento, inclusive, é a parte menos importante desta planilha. A viralização do assunto nas redes sociais traz um debate interessante que demonstra uma saturação dos profissionais de Marketing e Publicidade com o mundo do Marketing de Influência. No Twitter um post sobre o assunto já somava quase um milhão de visualizações, mil compartilhamentos e 455 respostas com menos de 3 horas no ar.
Há também no Twitter respostas de pessoas que buscam compreender o lado dos influenciadores. “Deviam fazer a lista de agencias insuportáveis para trabalhar também! pq o que ninguém conta é que tem uns times de conteúdo que não sabem fazer briefing, nao estudam o influenciador antes de mandar o guide para uma açao etc”.
Outro usuário da rede fez uma análise interessante das publicações registradas até o momento:
- Mais da metade dos influenciadores (51,66%) levaram nota 10
- 11,31% dos avaliados receberam notas entre 7 e 9
- Outros 37,03% receberam notas abaixo de 6
- Tendo 66 deles (14,63%) recebendo a menor nota (1)
Nenhum grande influenciador se pronunciou sobre o conteúdo da planilha até o momento, mas a planilha já é o assunto do momento nas agências.
O GKPB não é o responsável pela criação, hospedagem ou inserção qualquer conteúdo na planilha. Nós apenas nos encarregamos de noticiar os fatos.