A Heineken acaba de entregar a sua terceira microfloresta no Brasil, e a primeira localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais, em cumprimento à sua estratégia de plantar 19 microflorestas pelo país até 2030. O espaço que irá receber a floresta foi implementado em uma área de mil metros quadrados, entre a Avenida Antônio Carlos e a Avenida Antônio Abrahão Caram, próximo ao estádio do Mineirão e da UFMG.
Com mais de 1.105 mudas de 90 espécies nativas do bioma da Mata Atlântica, a floresta apresentará alta densidade vegetal e proporcionará serviços ambientais essenciais para a melhoria da qualidade de vida da população. Esses benefícios incluem a redução da temperatura, o aumento da umidade do ar, a retenção da água das chuvas, a diminuição de poluição sonora, a filtragem de gases tóxicos e a mitigação da população, entre outros. Além disso, espera-se que o projeto contribui positivamente para a biodiversidade da região.
O plantio foi feito em parceria com a prefeitura de Belo Horizonte e o paisagista Ricardo Cardim, idealizador do projeto, responsável pela metodologia ‘Floresta de Bolso’, um projeto que visa deixar uma bomba de diversidade para centros urbanos. Transformando a ação em algo mais simbólico, o plantio foi realizado na última terça-feira, 3 de dezembro, por um mutirão voluntário, que reuniu cerca de 60 pessoas como parceiros do Grupo Heineken, colaboradores e voluntários e agentes do poder público.
Para o secretário municipal Interino de Meio Ambiente de Belo Horizonte, Gelson Leite, a iniciativa da empresa ganha ainda mais importância diante da crise climática que o Brasil e o mundo vêm enfrentando. “Ao capturarem e absorverem o dióxido de carbono (CO2), as árvores impedem que ele seja lançado para a atmosfera. Dessa forma, essas microflorestas contribuem para a redução das emissões de gases de efeito estufa na cidade, além de amenizarem as temperaturas e estimularem a biodiversidade”, explica.
Essa iniciativa faz parte das metas de Green Your City, plataforma de sustentabilidade e cultura criada em 2021 pela marca, que visa gerar a reflexão sobre o papel das pessoas nas cidades em que elas vivem, pode meio de ações que repensam os espaços urbanos.