Poucos povos são tão capazes de se unir nas redes sociais para acabar com os argumentos estereotipados ou preconceituosos de pessoas de fora como o brasileiro. Diversas marcas e personalidades estrangeiras já se deram mal por reproduzir alguma percepção preconceituosa ou estereotipada do Brasil e dessa vez a polêmica foi com a Ferrari e seu pôster para o próximo GP de Interlagos.
Ao divulgar o pôster do evento que acontece em São Paulo, a companhia, que é uma das mais tradicionais e respeitadas do automobilismo, utilizou um carro de Fórmula 1 sobre troncos de árvores em meio a um ambiente de floresta cortado por um grande rio azul e montanhas ao fundo. Uma ambientação muito mais ligada à percepção de floresta amazônica do que qualquer ponto icônico de São Paulo.
O feito gerou críticas de diversos usuários do X (Twitter), com a reclamação de uma visão estereotipada do país, que sempre é resumido em floresta amazônica, ou Rio de Janeiro, como se não houvesse mais nada em relação à diversidade cultural paulistana para ser retratada no pôster. “Esse povo sempre achando que vivemos no mato né. Bom deixa eu sair, posso perder o cipó das 8, deve ter muita gente pendurada a essa hora!”, disse um usuário da rede. “Calma. Ainda vem os posts com tema de carnaval e mulheres seminuas.”, disse outro.
A Alpine, outra construtora que disputa da Fórmula 1, também adotou um tom muito parecido em seu pôster, trazendo um carro envolto por cipós, árvores e plantas. As duas artes foram criticadas por um perfil bastante conhecido por trazer conteúdo de Fórmula 1 nas redes, o EFFE1.
Houve também quem saísse em defesa da arte da Ferrari.
“BR tem muita cultura, mas países similares nesse ponto como México e Japão tem [sic] artes lindas, mas genéricas do país, e não das cidades Artes sobre as cidades em si me lembro de Vegas e Miami só, que são circuitos de rua. Não é o caso de São Paulo”, disse um usuário. “mil vezes melhor um poster de floresta do que um monte preda e um carro no meio da avenida paulista [sic]”, afirmou outro.
Apesar de opiniões dos dois lados, as críticas foram tantas, que a Ferrari acabou apagando a publicação. A Alpine fez o mesmo. Até o momento em que fechamos esta matéria não houve um pronunciamento de nenhuma das marcas.