Em um mundo tão diversificado quanto o nosso, as placas de identificação de gênero na porta dos banheiros ficou ultrapassada, pensando nisso a Co.Desgin designou seis designers de estúdios diferentes, para criarem ícones de banheiro neutros, sem a velha silhueta masculina e a mulher de vestido.
O designer Sam Becker, diretor de criação da Brand Union, passa a imagem do papel higiênico com foco no que acontece no banheiro, não importando quem o usa. Assim a frase “banheiro de gênero neutro” fica de aviso para que os usuários fiquem cientes da pluralidade que podem encontrar lá dentro.
Jonathan Notaro, diretor executivo de criação da Brand New School, elevou a identidade visual de um banheiro com gênero neutro além do que somos, como homem e mulheres, e sim o que somos por dentro, um aglomerado de ossos.
E foi “dando ombros” que os designers Geoff Cook e Min Lew da Base Design, mandaram o recado de que tanto faz quem usa, o banheiro é só um banheiro, sem necessariamente uma distinção.
Já as três identidades acima são da designer Vivi Feng, da Siegel+Gale, onde em primeiro lugar a mensagem é ignorar os questionamentos, pois é apenas um banheiro e todos podem usar.
Em segundo lugar a designer incorpora uma tipografia a identidade com um “A”, “2” e “L”, que indica “All” (todos em inglês), ou seja um banheiro onde todos são bem-vindos.
Já a última identidade da designer dá alusão ao elemento de direitos humanos que significa a igualdade.
Em último lugar, ficamos com a diretora de design Krista Oraa da Siegel+Gale, que mistura a silhueta de um homem e uma mulher juntos.
Com informações de: Blue Bus. Por Pedro Ribas.