Muito tem se falado a respeito da regulamentação dos profissionais que dirigem por aplicativo e esse assunto tem levado para um lado onde existe a possibilidade da Uber deixar o País. Pensando nisso (ou não) a Prefeitura de SP decidiu tomar a iniciativa e anunciou o MobizapSP, concorrência direta para aplicativos como Uber e 99.
Assim como seus concorrentes, esse aplicativo também é dedicado ao transporte individual de passageiros, mas com mais vantagens para aqueles estão trabalhando com a plataforma, pois a taxa fixa por corrida será de 10,95%.
O aplicativo não irá cobrar tarifa dinâmica em horários de pico, mantendo um valor padrão que deve ser pago pelos passageiros durante o dia, apenas com base na distância. Com exceção dos horários de pico (onde os valores permanecerão os mesmos), os preços das corridas devem ser semelhantes aos dos outros aplicativos de transporte.
O projeto foi desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito de São Paulo e foi desenvolvido pela Consilux Tecnologia.
Como usar o MobizapSP?
De acordo com a empresa responsável pela administração do consórcio vencedor da licitação, a Consulix Tecnologia, o aplicativo precisa da inscrição de 10 a 12 mil motoristas para iniciar suas operações, mas a página para cadastro já está no ar.
O g1 informou que até às 17h de ontem (10) foram cadastrados 323 motoristas pelo aplicativo e 7.700 pessoas pelo site, então deve levar um tempo até que o MobizapSP realmente comece suas atividades.
Acessando o site oficial do aplicativo (clicando aqui), a página inicial mostra um formulário de cadastro onde motoristas e passageiros podem preencher para receber comunicações e serem avisados sobre o início do funcionamento.
Também já estão disponíveis os aplicativos iOS e Android para motoristas e passageiros.