O segmento de delivery está crescendo mais a cada dia, sendo um dos principais tipos de serviços no Brasil e fonte de renda para milhares de pessoas sem emprego formal. Pensando nisso, a empresa Alelo, bandeira especializada em benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas, aposta na expansão do Pede Pronto, seu aplicativo do segmento gastronômico que abrange delivery e retiradas de pedidos.
A marca anunciou sua meta de ampliar o aplicativo para mais de 100 cidades até o fim deste ano. No mesmo período, a empresa também deseja chegar a um milhão de clientes. Um grande desafio, pois o ramo de delivery tornou-se num mercado muito tradicionalista, onde muitos dos consumidores acabam não ampliando seu pequeno grupo de preferidos e o mesmo pode se falar dos estabelecimentos cadastrados.
Atualmente, o iFood e Rappi já atuam nas principais capitais do país, tornando o setor muito competitivo, dificultando a entrada de novas empresas. Um exemplo que podemos citar, foi a recente saída do Uber Eats do Brasil. A marca encerrou suas atividades por conta de não conseguir competir com o iFood e os acordos de exclusividade da plataforma.
De acordo com o site NeoFeed, o objetivo da entrada do Pede Pronto no mercado é ampliar as opções de escolhas para os clientes e colaboradores. E claro, haverá uma competição direta com o iFood, líder do segmento no Brasil, que atua em 1,7 mil cidades que abrangem 40 milhões de clientes e recebe mais de 70 milhões de pedidos mensais.
De acordo com a Alelo, o serviço Pede Pronto já atende 45 cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, com 300 mil usuários e 4 mil estabelecimentos cadastrados. Em 2022, já foram realizados 500 mil pedidos. A empresa pretende atingir cerca de 10% a 15% de participação do mercado nos próximos três ou quatro anos.
Como estratégia principal, a Alelo integra ao seu sistema o novo aplicativo Pede Pronto, que conta já com mais de 10 milhões de clientes e 150 mil empresas. A marca também vai aproveitar todos os parceiros já conectados com a rede de benefícios e assim ampliar os acordos com rede de restaurantes em solo nacional.
Até agora, a Pede Pronto já possui acordos com marcas como Madero, Jerônimo, Giraffas e Vivenda do Camarão e acaba de fechar parceria com o Grupo Habib’s, dono dos restaurantes Habib’s, Ragazzo e Tendall. Estas três marcas da Rede chegam a registrar 70 milhões de transações e para incentivar ainda mais os consumidores, a nova parceria trará ofertas exclusivas e muitos descontos nos produtos mais conhecidos dos restaurantes.
Mudança de nome: Onyo para Pede Pronto
A Alelo já havia adentrado nesse mercado em 2020, após a compra da empresa de gestão de entregas Onyo, porém com a chegada da pandemia, a empresa acabou não prosperando. O desejo da Alelo de entrar no setor não diminui, e para continuar no segmente a antiga Onyo passou a se chamar Pede Pronto.
Durante o isolamento, os pedidos via delivery cresceram consideravelmente e a nova marca acabou conseguindo um aumento de pedidos em 25,6% em seu aplicativo. Mas a principal dificuldade enfrentada pelo aplicativo, é a concorrência direta com o iFood, que já se destaca no mercado.
Atualmente, o setor enfrenta um único problema em comum: as práticas adotas com os entregadores parceiros dos aplicativos. O iFood constantemente aparece na mídia por conta de problemas com seus entregadores, desde o baixo valor pago pelos serviços das entregas até a falta de suporte durante os trabalhos realizados.
O diferencial do aplicativo Pede Pronto é a utilização de empresas terceirizadas para realizar suas entregas. Ainda não temos informações de como são os cuidados durante o delivery e a assistência técnica para os entregadores e clientes, mas nenhuma reclamação grave foi encontrada.
O aplicativo Pede Pronto já pode ser encontrado no Google Play e App Store.