O Twitter se tornou a mais recente plataforma online a imitar o TikTok, adicionando uma experiência de vídeo, seguindo os mesmos passos do Instagram e do YouTube. A plataforma dos EUA disse que está mudando seu player de vídeo para que os usuários do Twitter possam expandir os vídeos para tela cheia com um único toque.
Sabemos que vídeo é o futuro da comunicação, mas todas as redes sociais apostarem nesse mesmo seguimento, algo pode não dar certo. As redes sociais sugiram no intuito de serem um canal de comunicação diferente uma das outras. Mas, atualmente, estamos no momento: tudo se copia e nada se cria.
Atualmente, os vídeos no Twitter ocupam apenas parte da tela, mas alterá-los para tela cheia imitará uma tendência que foi pioneira no TikTok e copiada por rivais. A mudança já aparecerá nos próximos dias para usuários do Twitter americanos que estão usando o aplicativo do Twitter pela plataforma iOS, mas não Android ainda. Depois que o vídeo for lançado no modo de tela cheia, os usuários poderão rolar para cima para começar a navegar por mais conteúdo de vídeo.
O Instagram e o Facebook, da empresa Meta de Mark Zuckerberg, já introduziram recursos no mesmo estilo. O TikTok é conhecido por seu feed de rolagem vertical em ritmo acelerado e, em maio deste ano, o Instagram confirmou que testaria o mesmo formato.
Mesmo parecendo ser um avanço para a plataforma, foi uma crítica entre seus usuários. Muitos comentaram pedindo para o Instagram voltar a ser uma plataforma de compartilhamento de imagens apenas. Até personalidades como Kylie Jenner, que pediram para a Meta ‘torna o Instagram em Instagram novamente’ e que eles deveriam ‘parar de tentar ser TikTok’.
Enquanto isso, o Facebook apresentou o Reels, sua tentativa flagrante de imitar a experiência do TikTok, no ano passado. Assim como no TikTok, os usuários do Reels só precisam deslizar a tela para assistir a uma biblioteca infinita de clipes de formato curto.
Até o YouTube entrou em ação, lançando o YouTube Shorts, que apresenta clipes no modo retrato e os limita a 60 segundos de duração. Com ele, o YouTube adicionou a capacidade de amostrar áudio dos mais de 800 milhões de vídeos na plataforma.