Recentemente a Academia Brasileira de Cinema divulgou os seis filmes nacionais que haviam sido pré-selecionados para o Oscar 2023. E hoje (05) o órgão anunciou que o filme Marte Um será o representante brasileiro na corrida pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2023.
Marte Um foi produzido pela Filmes de Plástico e Canal Brasil e conta com a direção e roteiro de Gabriel Martins. Segundo a própria Academia Brasileira de Cinema a escolha de Marte Um foi uma decisão democrática e importante do júri. Bárbara Cariry, presidente da Comissão de Seleção comentou: “Marte Um sintetiza bem o cinema brasileiro, com qualidade narrativa e técnica, que vem sendo realizado hoje, representando a diversidade do país.”
O filme trata de afeto e esperança e da possibilidade de seguir sonhando em meio à tantas dificuldades econômicas e políticas.
Segundo a sinopse do longa: O filme traz o cotidiano de uma família periférica, nos últimos meses de 2018, pouco depois das eleições presidenciais. O garoto Deivid (Cícero Lucas), caçula da família Martins, sonha em ser astrofísico, e participar de uma missão que em 2030 irá colonizar o planeta vermelho. Morando na periferia de um grande centro urbano, não tem muitas chances para isso, mas mesmo assim, ele não desiste. Passa horas assistindo vídeos e palestras sobre astronomia na internet.
O pai, Wellington (Carlos Francisco), é porteiro em um prédio de elite, e há um bom tempo está sem beber, uma informação que compartilha com orgulho em suas sessões do AA. Tércia (Rejane Faria) é a matriarca que, depois um incidente envolvendo uma pegadinha de televisão, acredita que está sofrendo de uma maldição. Por fim, a filha mais velha é Eunice (Camilla Damião), que pretende se mudar para um apartamento com sua namorada (Ana Hilário), mas não tem coragem de contar aos pais.
Marte Um fez sua estreia no Festival de Sundance em janeiro e atualmente está em exibição nos cinemas e você pode adquirir seu ingresso aqui.