Início Publicidade BBB 22: Tunad lista as marcas que tiveram mais destaque em fevereiro

BBB 22: Tunad lista as marcas que tiveram mais destaque em fevereiro

No estudo exclusivo da Tunad, as marcas Seara e Amstel foram as que mais se destacaram com suas ações dentro e fora do BBB 22

O BBB 22 já está mais próximo do fim do que do começo e, com tantos anúncios de oportunidade das marcas, a Tunad, startup que criou a primeira plataforma de moment marketing da América do Sul, decidiu realizar uma pesquisa de monitoramento exclusiva para identificar os anunciantes que tiveram os maiores uplifts, crescimentos de buscas no Google, e como performaram as estratégias de merchan no mês de fevereiro.

Segundo o estudo, o volume de merchandisings no mês foi 20% maior que o mesmo período de 2021, reduzindo o clutter de janeiro, com resultados superiores em lift e no tempo de efeito. Exemplo disso foi a ação da PicPay, em 24 de fevereiro, que quebrou o recorde de horas de efeito da “Festa do Pijama” realizada pelo McDonald’s em 2021, que teve duração de 6 horas.

Continua depois do anúncio

Além disso, houve 9% mais investimentos dos patrocinadores do reality em comerciais na grade da Rede Globo, complementando as ações de merchan, o que contribuiu para o crescimento no recall. No quadro abaixo, é possível ver o resultado positivo de lift para Seara (9%), Amstel (7%), Downy (6%), McDonald’s e PicPay (com 4%), Above e Pantene (3%), Avon (2%) e Coca-Cola (1%).

O estudo também aponta que a continuidade da comunicação com inserções nos intervalos, vinhetas e chamadas de patrocínio, gerou resultados de construção de marca para quase todos os patrocinadores. Temos exemplos na campanha da Avon, gerando 50% mais efeito do que em janeiro, assim como para a Seara, Amstel, Downy, Above e McDonald’s, com todos apresentando um forte aumento de recall.

Continua depois do anúncio

Os dados da Tunad demonstram que as companhias que tiveram maior continuidade de ações impactaram mais pessoas, mas que a resposta do público não está relacionada somente à frequência de exibição. Dessa forma, a startup traz algumas recomendações:

  • Manter o uso do QR code extensivo na tela, ajuda a criar e fortalecer a interação com os usuários;
  • Vale investir em ações de call-to-action de varejo, sem custo: campanhas que dão vantagens aos usuários, tem 3x mais efeito que um benefício pago, e gera burburinho nas redes sociais, especialmente no Twitter;
  • É importante diversificar e investir em ativações faseadas, ou seja, trabalhar a aparição de marca em várias fases, nas provas de liderança e bate e volta, por exemplo, estendendo o efeito da ação;
  • Sync: nas ações com Twitter e Instagram, ajuda a estender o efeito da ativação e potencializar o lift de PVs e Sessões nas mídias sociais 2:1. Quando feitas no momento da ação, o Twitter gera 85% do retorno de Sync e Instagram 15%.

De acordo com Ricardo Monteiro, CSO e COO da Tunad, as empresas não podem focar apenas no tempo de duração da ação de merchan no BBB 22, tem que existir um diferencial que atraia o telespectador. “O que faz diferença é o contexto e a forma como a estratégia vai envolver as pessoas e assim despertar o interesse delas pela marca. A continuidade de ações é essencial para criar um recall de marca que permaneça após o final do reality”, explica o executivo.

Continua depois do anúncio

O BBB 22 terá 100 dias de exibição, assim como no ano passado, e chega ao fim no dia 26 de abril.

Conheça nosso podcast

FOOTER AMP
Sair da versão mobile