No dia 15 de março acontece oficialmente o Dia do Consumidor, porém com inspiração na Black Friday algumas marcas surgiram com a “Semana do Consumidor” para promover descontos e ofertas neste período.
Nesse episódio do Break Publicitário, Matheus Ferreira, Erik Rocha e Victor Alexandro conversam sobre as oportunidades para as marcas aproveitarem a Semana do Consumidor, a relevância da data no Brasil, produtos mais desejados nessa data e muito mais.
O surgimento do Dia do Consumidor
A data oficial do Dia do Consumidor surgiu em 1962, quando o presidente americano John F. Kennedy realizou um discurso sobre os direitos dos consumidores no dia 15 de março.
Quando criou a comemoração, Kennedy fez um discurso no Congresso americano elencando quatro direitos do consumidor: de ser ouvido, à segurança, à informação e à escolha. Mais tarde, a data foi chamada de Dia Internacional dos Direitos do Consumidor.
A chegada da data no Brasil
Em meados dos anos 60, mais ou menos no mesmo período do discurso de John Kennedy, foi aprovada a Lei Delegada nº 4 aqui no Brasil para “assegurar a livre distribuição de produtos necessários ao consumo do povo”. Junto com a lei, surgiram os primeiros órgãos de defesa do consumidor.
Em 1990, os consumidores brasileiros ganharam o Código de Defesa do Consumidor (CDC), quando a Lei 8.078/90 foi sancionada. O código regula todas as relações de consumo e estabelecimentos precisam disponibilizar uma cópia para os clientes.
No Brasil, a data que celebra o Dia do Consumidor nunca foi utilizada comercialmente de maneira tão intensa e quem percebeu essa oportunidade foi o Buscapé, que começou a trabalhar com a data em 2014.
A ideia da “Semana do Consumidor” chega com um impulso forte da Black Friday, que acaba movimentando o mês inteiro, e as marcas querem fazer com que o mês de março tenha o mesmo é feito, distribuindo descontos e promoções para os consumidores.
A data é válida, visando que março realmente costuma ser um mês de baixa no mercado, após um grande período de festas.
Produtos mais desejados para a data
De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box e Social Miners sobre intenção de compra no Dia do Consumidor de 2020, mas que continua valendo, algumas das categorias de produtos mais desejadas nessa data são:
- Eletrônicos e Informática (43,2%)
- Eletrodomésticos e Eletroportáteis (38,2%)
- Moda e Acessórios (36,1%)
- Viagem e Lazer (12,2%)
Relevância da data no Brasil
A comemoração do Dia do Consumidor celebra também o Código de Defesa do Consumidor, que entrou em vigor no dia 11 de março de 1991. A Lei nº 8.078, sancionada por Fernando Collor de Mello, é de 11 de setembro de 1990, mas foi instituída 180 dias depois.
No Brasil, diversos sites prometeram oferecer descontos para o consumidor durante essa semana. A data, entretanto, ainda é pouco conhecida Levantamento do Google mostra que apenas 30% dos brasileiros conheciam o Dia do Consumidor no início de 2018. Mas quando a data é explicada, 81% afirmam que desejam comprar.
Oportunidades
Com a popularização da Semana do Consumidor no mês de março aqui no Brasil, existem algumas oportunidades que podem acabar surgindo tanto para as marcas, quanto para os consumidores, como por exemplo:
Crescimento da data
O crescimento da data pode fazer com que os consumidores tenham uma expectativa maior para realizar compras no mês de março, aguardando a Semana do Consumidor do mesmo modo que esperam pela Black Friday.
Retomar vendas fracas do início do ano
Com o crescimento da data, é possível retomar também as vendas fracas do início do ano, pois janeiro e fevereiro não possuem datas comemorativas voltadas especificamente para o consumo.
Neste ano em específico tem a retomada das atividades
Além desses outros dois pontos, há também a retomada das atividades com mais tranquilidade, por conta do bom resultado demonstrado pelas vacinas, o que leva o consumidor a querer vivenciar mais momentos fora de suas casa e, consequentemente, consumir mais.
Pouco efeito nas vendas
De acordo com uma publicação realizada pelo Valor Investe, a Semana do Consumidor deve surtir pouco efeito nas vendas dos varejistas neste ano.
“Independentemente da promoção que vem agora é muito difícil o comércio alavancar venda em espaço curto de tempo e em uma data que não tem grande relevância”, diz a economista da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Izis Ferreira, observando que a perspectiva de crescimento do varejo no ano passou de 0,9% para 0,5%.
Embora a visão seja um pouco pessimista, a economista tem um ponto importante de que o espaço de tempo para começar a divulgar promoções e campanha entre o Dia Internacional das Mulheres (08 de março) é curto até o Dia do Consumidor, mas isso não muda o fato de que trabalhar estratégias neste ano pode fazer com que os consumidores conheçam cada vez mais a data de maneira gradativa nos próximos anos.
Marcas que pegaram carona no evento
Nessa semana algumas instituições financeiras aproveitaram para distribuir descontos para seus devedores e uma delas é o Itaú, que de acordo com um Tweet realizado ofereceu para uma única cliente mais de 47 mil reais de desconto.
Ponto e Casas Bahia
Além disso, Ponto e Casas Bahia, duas marcas da Via, aproveitaram para oferecer benefícios diferentes para oferecer até 70% de desconto para seus consumidores.
O Ponto estreia a campanha “Seu desejo é uma ordem” nas redes sociais para oferecer cupons de desconto, frete grátis e condições de pagamento únicas. Enquanto Casas Bahia apostou em até 70% de desconto, pagamento facilitado em até até 30x sem juros nos cartões da marca e frete grátis.
Americanas
Nas lojas Americanas, a Semana do Consumidor promove produtos com até 80% de desconto, além de até 50% de cashback em compras pagas com Ame Digital, cupons de descontos exclusivos e frete grátis.
Procon
O Procon aproveitou a Semana do Consumidor no Distrito Federal para auxiliar as pessoas a conseguir descontos em dívidas com empresas de telefonia.
Considerações finais
Não há dúvidas de que promoções e descontos sempre serão bem-vindos pelos consumidores – contanto que sejam realmente reais e não falsos, como acontece na Black Friday. O Dia do Consumidor e a Semana do Consumidor são boas oportunidades para marcas se destacarem e se conectarem com seus clientes e contam com um grande potencial para ser um sucesso.
Março é um ótimo mês para promover um festival de ações que incentivam o consumo devido a baixa no mercado dos meses anteriores e, em breve, se as marcas continuarem tentando emplacar a data, é bem possível que acabe se tornando uma tradição no mercado brasileiro.
Caso você tenha interesse em conferir toda conversa do podcast sobre a Semana do Consumidor na íntegra você pode ouvir ou assistir o Break Publicitário em todas as plataformas digitais.