O Big Brother Brasil é um dos programas mais inesperados que existem, na primeira semana podemos estar amando um participante e na semana seguinte podemos estar torcendo para que essa mesma pessoa saia do reality. Inclusive, foi exatamente isso o que aconteceu com Jade Picon, última eliminada do BBB 22, que perdeu para o Arthur Aguiar não apenas no programa, mas também no índice de popularidade aqui fora.
De acordo com a Cortex, empresa em inteligência de dados, a Jade Picon tinha a liderança absoluta no primeiro ranking, mas teve uma queda expressiva caindo para a terceira colocação. Já Arthur Aguiar, antes em sexto lugar, passou a liderar o ranking com 23 pontos de diferença da rival.
“Os dados colhidos mostram o quanto a atitude de um participante pode mudar todos os números referentes a ele, tanto para o bem quanto para o mal”, explica Claudio Bruno, Innovation & Offering Evangelist Director na Cortex.
A rivalidade entre Jade e Arthur faz com que o índice de popularidade deles fique sempre maior que os dos outros participantes. Essa briga pode ter despertado no público o senso de justiça, devido ao comportamento da Jade em relação ao Arthur.
Outro participante que ganhou destaque perante o público foi Paulo André, que subiu de quinto para segundo lugar, ultrapassando, inclusive, seu par no jogo. O atleta tem se destacado e gerado interesse do público após protagonizar cenas de romance com Jade Picon e desentendimentos com Jessilane.
Já Linn da Quebrada fez o caminho inverso de PA. A cantora começou a primeira semana do BBB 22 como uma das participantes que mais geravam interesse no público, já que pautava assuntos relevantes para a sociedade e promovia debates importantes, mas acabou diminuindo seu protagonismo no jogo e caindo para a sexta posição no ranking.
Eliezer também chamou atenção ao pular da última posição para a décima primeira, mostrando um maior interesse do público.
A Cortex chegou ao índice por meio do monitoramento das menções aos nomes dos participantes na imprensa, nas redes sociais de líderes de opinião e nas buscas no Google, além de analisar o desempenho digital nas redes próprias de cada brother, usando o engajamento e o número de seguidores.