Início Publicidade Causas Sociais Johnnie Walker e Women Friendly iniciam movimento antiassédio em bares e restaurantes

Johnnie Walker e Women Friendly iniciam movimento antiassédio em bares e restaurantes

As empresas irão dar treinamentos de protocolos de segurança para vários estabelecimentos, além de disponibilizar um curso gratuito sobre o tema para profissionais da área

No final de fevereiro noticiamos que a Johnnie Walker e a Women Friendly estavam fazendo uma pesquisa sobre assédio, com o objetivo de entender e ajudar a melhorar a realidade das mulheres nos seus momentos de diversão, com isso, no Dia Internacional da Mulher, as empresas vêm a público para anunciar um movimento antiassédio.

Em parceria com a Women Friendly, startup que certifica empresas, bares e festivais como ambientes livres de assédio, a Johnnie Walker vai custear a certificação de 40 estabelecimentos das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife com o selo Women Friendly.

Continua depois do anúncio

Para viabilizar esse movimento, as casas participantes irão receber um treinamento para capacitar toda a equipe, incluindo os donos dos bares. Além também de implementar protocolos de segurança, como o canal de denúncia administrado pela startup. A partir da conclusão do processo, os bares passam a atuar com o selo Women Friendly.

O projeto ainda vai oferecer, gratuitamente, a capacitação de 1000 profissionais da área que tenham interesse em obter informações sobre como tornar os ambientes mais seguros para as mulheres. Os interessados devem se cadastrar no site www.barsemassedio.com.

Continua depois do anúncio

O projeto surgiu a partir da pesquisa realizada em fevereiro, que trouxe dados que merecem atenção: Mais da metade das mulheres entrevistadas (53%) já deixaram de ir a um bar ou balada por medo de assédio.

Apenas 8% frequentam regularmente esses ambientes sozinhas. Treze por cento delas nunca se sentem seguras em bares e restaurantes. A sensação de segurança só aumenta quando estão em grupos de amigos e amigas (41% dizem se sentir seguras assim).

Continua depois do anúncio

Entre as mulheres que vivenciaram situações de assédio nesses locais, 40% relatam que já foram seguradas pelo corpo (braço, cabelo, etc) por não terem dado atenção. Sobre o  assédio vivido, 63% afirmam terem sentido raiva e 49% impotência diante da circunstância.

Ainda segundo as entrevistadas, 93% das agressões foram feitas por clientes dos estabelecimentos. Já quando responderam sobre denúncias, a absoluta maioria não denunciou as agressões (89%), dentre elas, 35% nem pensaram em denunciar o assédio, 24% por não saber como, 18% por terem sentido medo e 17% por terem sentido vergonha.

Continua depois do anúncio

Com tantos números assustadores e uma iniciativa para mudar essa realidade, a Diageo também recebeu a certificação Women Friendly, se tornando a primeira empresa de bebidas a ter o selo.

Conheça nosso podcast

FOOTER AMP
Sair da versão mobile