Início Inovação Finanças Pesquisa sobre consumo indica que o brasileiro gastou mais no segundo trimestre...

Pesquisa sobre consumo indica que o brasileiro gastou mais no segundo trimestre de 2021

De acordo com uma pesquisa feita pelo Itaú, o consumo do brasileiro está mais alto em 2021, principalmente nos setor de viagens. Saiba mais.

Crédito: Negative Space, via Pexel.

Com a pandemia muitos setores foram afetados e houve uma taxa de queda muito grande em várias áreas do comércio. Com tantas mudanças, o Itaú fez uma pesquisa justamente sobre o consumo do brasileiro em 2021.

Na pesquisa, o banco analisou como a pandemia afetou o comportamento do consumidor. Nela, o Itaú reuniu dados com base nas compras feitas com cartões do banco e nas vendas transacionadas pela “Rede”, sua empresa de meios de pagamento.

Continua depois do anúncio
Pesquisa sobre o consumo brasileiro em 2021.

Dos principais setores que mais cresceram entre o 2º trimestre de 2020 e 2º trimestre de 2021, foi o turismo com um aumento de +257,3%, e o lazer (cinema, boliches, clubes, parques etc) com um aumento de +153,5%.

Isso pode ser representado pela falta de comprometimento com a quarentena e com a flexibilização dela, já que no começo de 2021 muitos lugares ainda estavam apenas com os serviços essenciais abertos.

Continua depois do anúncio

Além disso, foi percebido também um maior gasto, de +34%, por parte da geração Z, sendo a grande maioria mulheres como as principais consumidoras nessa época. Isso se dá pela facilidade da nova geração se ligar às tecnologias e plataformas, seja pelo computador, celular, tablet, etc.

Já quando se tem uma perspectiva dos feriados de Tiradentes (17/04 a 23/04), Dia das Mães (09/05) e Dia dos Namorados (12/06), o aumento no consumo do brasileiro é bem expressivo comparado a mesma data do ano passado.

Continua depois do anúncio

Com uma porcentagem de +381,5% em hóteis, móteis e pousadas durante Tiradentes, +126,7% em docerias no Dia das Mães e +142% em restaurantes no Dia dos Namorados. Ao todo o brasileiro está viajando muito mais, talvez por ser uma via de “escape” durante a quarentena, tentando se manter seguro ao mesmo tempo que quer relaxar e ter seu momento de lazer.

Dados da pesquisa sobre feriados.

As compras online tiveram um grande impacto em tudo isso, seja pelo conforto e segurança, ou até pela obrigação de fazer tudo dentro de casa. Com novas cepas do Covid-19, principalmente a Delta, não é possível prever o futuro do comércio ainda, já que não se sabe se terá uma nova onda de casos com tantas reaberturas.

Continua depois do anúncio

O que a marca acredita, é que pelo o menos o hábito de consumo de forma virtual seja mantido ou aumente ainda mais, tanto pela geração Z e próximas gerações estarem cada vez mais conectadas, quanto pelo conforto e segurança durante a pandemia.

Conheça nosso podcast

FOOTER AMP
Sair da versão mobile