Com a pandemia muitos setores foram afetados e houve uma taxa de queda muito grande em várias áreas do comércio. Com tantas mudanças, o Itaú fez uma pesquisa justamente sobre o consumo do brasileiro em 2021.
Na pesquisa, o banco analisou como a pandemia afetou o comportamento do consumidor. Nela, o Itaú reuniu dados com base nas compras feitas com cartões do banco e nas vendas transacionadas pela “Rede”, sua empresa de meios de pagamento.
Dos principais setores que mais cresceram entre o 2º trimestre de 2020 e 2º trimestre de 2021, foi o turismo com um aumento de +257,3%, e o lazer (cinema, boliches, clubes, parques etc) com um aumento de +153,5%.
Isso pode ser representado pela falta de comprometimento com a quarentena e com a flexibilização dela, já que no começo de 2021 muitos lugares ainda estavam apenas com os serviços essenciais abertos.
Além disso, foi percebido também um maior gasto, de +34%, por parte da geração Z, sendo a grande maioria mulheres como as principais consumidoras nessa época. Isso se dá pela facilidade da nova geração se ligar às tecnologias e plataformas, seja pelo computador, celular, tablet, etc.
Já quando se tem uma perspectiva dos feriados de Tiradentes (17/04 a 23/04), Dia das Mães (09/05) e Dia dos Namorados (12/06), o aumento no consumo do brasileiro é bem expressivo comparado a mesma data do ano passado.
Com uma porcentagem de +381,5% em hóteis, móteis e pousadas durante Tiradentes, +126,7% em docerias no Dia das Mães e +142% em restaurantes no Dia dos Namorados. Ao todo o brasileiro está viajando muito mais, talvez por ser uma via de “escape” durante a quarentena, tentando se manter seguro ao mesmo tempo que quer relaxar e ter seu momento de lazer.
As compras online tiveram um grande impacto em tudo isso, seja pelo conforto e segurança, ou até pela obrigação de fazer tudo dentro de casa. Com novas cepas do Covid-19, principalmente a Delta, não é possível prever o futuro do comércio ainda, já que não se sabe se terá uma nova onda de casos com tantas reaberturas.
O que a marca acredita, é que pelo o menos o hábito de consumo de forma virtual seja mantido ou aumente ainda mais, tanto pela geração Z e próximas gerações estarem cada vez mais conectadas, quanto pelo conforto e segurança durante a pandemia.