Início Geek Séries NBCUniversal e plataforma Gente apresentam estudo ‘Paixão em Séries’

NBCUniversal e plataforma Gente apresentam estudo ‘Paixão em Séries’

Estudo apresenta um Raio X do universo das séries no Brasil e no mundo

A NBCUniversal convocou a imprensa para apresentar resultados de um estudo pra lá de interessante que faz um Raio X sobre o universo das séries no Brasil e no mundo. Os dados apresentados no evento “Séries que te movem” mostram um panorama geral dos destaques do universo das séries , do impacto deste conteúdo na população e do perfil do público apaixonado pelas histórias de ficções de TV.

Representatividade importa

O estudo mostra que, mais do que ver rostos conhecidos nas telas, grande parte dos brasileiros querem se reconhecer nos personagens:

  1. 69% do público afirmam que encontrar personagens que passam pelas mesmas situações que eles é um fator decisivo na escolha do conteúdo;
  2. 79% sentem que, atualmente, as séries e filmes retratam suas realidades mais do que antes;
  3. 85% dos brasileiros LGBTQIA+ sentem que as séries que abordam o tema ajudaram suas famílias na compreensão sobre diversidade;
  4. 81% que não são LGBTQIA+ disseram que assistir personagens dessa comunidade os fizeram se sentir mais conectados com essas pessoas.

Impacto da pandemia no consumo de séries

A pandemia ampliou ainda mais o consumo de séries e seu caráter agregador ficou ainda mais evidente: 50% dos entrevistados afirmaram que assistiram mais séries, filmes e programas com a família em 2020.

Continua depois do anúncio

Com o isolamento social, mais gente passou a procurar esse tipo de conteúdo: 45% começaram a assistir novas séries, 47% afirmaram estar assistindo mais séries internacionais do que antes, e 57% disseram que séries são sua principal forma de diversão durante a quarentena.

Mesmo com uma situação econômica desafiadora, as pessoas assinaram mais serviços e expandiram as horas de consumo de TV ao longo do dia, com aumento principalmente na madrugada e à tarde.

Continua depois do anúncio

“Acreditamos que as séries são os conteúdos mais democráticos que existem por representarem um pouquinho de cada um de nós. Há séries para todos os gêneros, classes, gostos e idades. Mas além dessa classificação mais ampla, as séries conversam com os mais diferentes grupos, comunidades e camadas, e têm sido verdadeiramente uma companhia nestes tempos”, afirma Gabriel Williams, responsável pela área de marketing e produto, da NBCUniversal Brasil.

Brasileiro ama séries mas não gosta pagar por elas

Ainda de acordo com o estudo, 86% dos brasileiros dizem que as séries são seu entretenimento favorito. Principalmente se estiverem acompanhados. Isso porque 52% deles apontam que o consumo depende de uma companhia: família, filhos, pais, amigos etc.

Continua depois do anúncio

49% dos entrevistados concordaram que um menor custo mensal chamaria mais atenção na hora de assinar um serviço de streaming, enquanto 52% afirmou preferir um serviço gratuito com publicidade. Quando fazemos um recorte da classe C, apenas 16% das pessoas estão dispostas a pagar para consumir séries.

Audiência em crescimento e relevância da TV Paga

Os dados da pesquisa também apontam que a audiência do gênero na TV por assinatura continua crescendo, mesmo dentro de um cenário altamente competitivo, e teve um incremento de 52% a mais desde 2014.

Continua depois do anúncio

Outro recorte expressivo, que vale ser destacado, é que o segmento de canais de séries e filmes foi o que recebeu maior investimento publicitário na TV Paga em 2020, ficando à frente de outros segmentos, como Esportes e Notícias. Foram mais de 2 milhões de horas de séries assistidas neste ano.

“O alcance da TV paga ainda é grande. Podemos observar isso quando vemos que o Universal TV segue na liderança de audiência da TV por assinatura entre os canais da categoria ‘Filmes e Séries’. O canal registrou um crescimento de 31% de audiência desde 2019, o maior da categoria, tendo um aumento de 46 minutos no tempo médio assistido por dia. Temos hoje as seis séries mais assistidas da TV paga e estamos no 3º lugar geral no ranking”, reforça Gabriel.

Continua depois do anúncio

Para saber um pouco mais sobre o estudo, consultar as fontes dos dados e metodologia, acesse a íntegra do material no site da Plataforma Gente.

Conheça nosso podcast

FOOTER AMP
Sair da versão mobile