Certamente você já ouviu falar sobre a importância de um público-alvo quando o assunto é “Criar um novo negócio” ou “Administrar sua empresa” e, no âmbito virtual, esse assunto tende a se repetir, mas com um outro nome: Persona.
No geral, a persona de sua marca é o público-alvo, mas o público-alvo não é necessariamente sua persona. Enquanto o público-alvo atinge o consumidor de maneira geral, a persona mira na definição do cliente típico, com todas as principais características de seus compradores.
Uma persona é criada como uma pessoa fictícia para representar dados reais sobre o seu cliente. Uma boa pesquisa com seu público-alvo pode te ajudar a peneirar bem as informações necessárias para se gerar uma persona.
Público-alvo e persona: qual a diferença?
Como dito anteriormente, embora sejam conceitos semelhantes, persona e público-alvo não representam a mesma coisa. Confira um exemplo abaixo:
Público-alvo: Mulheres, de 30 a 44 anos, casadas, residentes da cidade de São Paulo, com renda média mensal de R$ 8 mil. Buscam por entretenimentos alternativos e viagens.
Persona: Paula Bittencourt tem 40 anos, mora em São Paulo e já é casada há alguns anos. Usa o Instagram para procurar por atividades que tirem da rotina e passeios que possam surpreender sua parceira.
Enquanto o público-alvo abraça uma grande quantidade de consumidores, a persona procura pelo seu cliente ideal, aquele que compraria o seu produto ou usaria seu serviço sem pensar duas vezes.
Elaborar uma estratégia pensando no seu público-alvo seja útil, criar uma persona pode te auxiliar a facilitar esse processo e filtrar da melhor forma quem realmente se interessa pela sua empresa.
Se você acha que criar uma persona vai limitar o campo de visão da sua empresa, você não precisa se limitar a apenas uma, também é possível criar mais. É comum que os negócios tenham mais de uma persona definida, mas é necessário se atentar aos limites, pois perder a mão nas personas pode desviar o foco de sua estratégia.
Por que criar uma persona?
Resumidamente, criar uma persona é necessário para poder enviar a mensagem certa para seu consumidor ideal, aumentando as chances de sucesso. Sem uma persona, é possível que sua estratégia de comunicação até alcance as pessoas, mas não se conecte efetivamente com ninguém.
Confira abaixo alguns outros motivos para se criar uma persona:
- Aponta o tipo de conteúdo que você precisa utilizar;
- Auxilia a elaborar o tom e o estilo do conteúdo;
- Ajuda a desenvolver a estratégia ideal;
- Fortalece o compreendimento do seu consumidor.
Como definir uma persona?
Existem algumas maneiras que podem ser utilizadas para definir sua persona, mas todas elas buscarão responder as mesmas perguntas:
- Quem é seu potencial cliente? (Responda com características físicas e psicológicas do comprador);
- Que tipo de assunto é de seu interesse? (Dentro do segmento da sua marca);
- Quais são as atividades que ele realiza? (Pessoal/profissional);
- Qual nível de instrução? (Quais são os desafios e obstáculos que ele enfrenta?);
- Quais informações ele consome? Por onde? (Quais são os veículos que ele possui mais contato);
- Quais são seus objetivos? (O que ele deseja?);
- Quem influencia sua decisão?
Além disso, também é necessário obter informações básicas como idade, cargo, hábitos, crenças, hobbies, estilo de vida, hábitos de compra, mídias preferidas e critérios de decisão na hora da compra.
- Entreviste seus consumidores
Uma das formas utilizadas para se criar uma ou várias personas é entrevistando seus consumidores. Esteja atento para aqueles clientes que são mais ativos em suas redes, que estão sempre comentando e interagindo com suas postagens.
Monte um roteiro de perguntas básicas e entre em contato com esses consumidores ativos, pense em alguma maneira de transformar essa “entrevista” em um diálogo e, se possível, ofereça alguma recompensa em troca das informações valiosas.
- Mapa de empatia
O mapa de empatia é útil para que você consiga se colocar no lugar do seu consumidor. Esse mapa funciona como um “guia” para que você consiga responder as perguntas necessárias no momento de criar uma persona.
Essa técnica é bastante utilizada e permite que você responda perguntas como “O que pensa e sente?”, “O que vê?”, “Quais são as dores?” e diversas outras para trabalhar o exercício de se colocar no lugar do outro, que no caso é seu consumidor.
- Análise de dados
Se você possui um sistema de CRM, é possível também criar personas por meio da análise de dados. Você pode gerar uma média sobre as informações de seus clientes que mais consomem a sua marca e assim extrair sua persona.
Criar uma ou várias personas, auxiliam sua marca a traçar metas e estratégias mais precisas, pois tem como base o seu consumidor ideal. É sempre válido rever a persona criada para garantir que ela continua aliada com os objetivos da empresa.