Aconteceu na manhã de hoje (20/05) o Dia do Streaming da Roku, uma comemoração ao aniversário da marca. Pela primeira vez celebrado no Brasil, o evento contou com alguns parceiros contando um pouco mais sobre o crescimento do mercado de streaming aqui no Brasil.
Sendo líder de mercado nos EUA, a Roku está abrindo cada vez mais espaço para o AVOD, plataformas gratuitas com propagandas no meio da programação, e o SVOD, plataformas de streamings com assinaturas.
O primeiro modelo ainda está crescendo aos poucos com um formato novo, mas tende a agradar muitos brasileiros, já o segundo modelo é muito conhecido por ter grandes marcas e fãs, como a Netflix e o Prime Video.
AVOD
Mesmo com uma grande abertura e demanda de conteúdos totalmente gratuitos no Brasil, o crescimento de AVOD por aqui ainda se dá de forma lenta pela dificuldade do mercado publicitário entrar com anúncios nessas plataformas.
Por ser literalmente a mistura e o melhor que a TV e o digital podem oferecer, por ter uma programação linear, porém nichada ao que o consumidor quer assistir, o mercado publicitário ainda está conhecendo e entendendo aos poucos o novo modelo. Assim, ainda preferem investir em outros tipos de anúncios, plataformas e redes sociais.
Quanto mais as empresas investirem em anúncios para AVOD, melhor será para todos, já que plataformas como Pluto TV, Vix e até a Galinha Pintadinha, para as crianças, vão poder oferecer mais conteúdos para os brasileiros, e os anunciantes terão uma atenção maior às suas propagandas, por quem estiver assistindo. Por ser um ambiente em que os consumidores assistem a um filme/série com mais calma e atenção.
Ao contrário de um ambiente digital, como nas redes sociais, em que tudo acontece de forma rápida, com constantes mudanças, e que o anúncio precisa captar a atenção do consumidor em segundos.
SVOD
Já o SVOD, um formato muito querido pelos brasileiros, tem muita força com marcas globais como Disney+ e DirecTV Go, além de também estar crescendo muito com plataformas nacionais como a Globoplay e o Belas Artes à La Carte.
A grande jogada por trás do sucesso de tantas marcas distintas é o fato de quererem oferecer todo o tipo de conteúdo para o público. Como por exemplo a Disney+, que cada vez mais está lançando novas produções para vários tipos de públicos, sendo crianças, famílias, adultos solteiros, fãs de Marvel e Star Wars, etc.
Paralelamente a isso, chegam streamings como o Belas Artes à La Carte, que se consideram um nicho complementar às grandes marcas, por focar em cinema cult. Ou como o Globoplay e DirecTV Go, que oferecem programação ao vivo. Desta forma, o que não tem em um, vai ter em outra plataforma e o público vai poder assinar apenas o que quer assistir.
Além disso, com essa demanda é claro que as maiores marcas estão se movimentando e a Disney já até indicou seus próximos passos, contando que a Star+ e Disney+ já estão com equipes focadas para produzirem conteúdo 100% brasileiro.
Nisso tudo a Roku entra como um facilitador para o público e para as marcas e canais, já que a plataforma reúne todas elas em um lugar só. De forma que dá mais divulgação para novos streamings, além de ter um uso fácil e intuitivo, assim ajudando até mesmo quem não tem muito contato com a tecnologia.