Oi, visitante. Este post foi feito em junho de 2013. Depois disso muita coisa aconteceu, portanto, depois de ler este post, eu recomendo que veja este outro post que escrevi sobre a reformulação da marca da Rede Globo.
Em abril deste ano, Monica Bergamo publicou em sua coluna na Folha de S. Paulo que a Globo apresentaria um novo logo no dia 26 do mesmo mês. A coluna ainda informava que o logo era um projeto do renomado Hans Donner para simplificar e dar mais vida à marca. Removendo aquele aspecto metalizado que o logo foi ganhando ao longo dos anos. Ainda segundo a coluna o novo logo era para ter sido apresentado naquele fiasco evento “vem aí”, mas não ficou pronto a tempo.
Pela descrição de Donner, podemos suspeitar da adoção da mais nova tendência de Design que despertou com a Microsoft e sua interface Modern/Metro e agora se espelha por aí: o flat design.
O fato é que quase dois meses se passaram e nada de mudanças na nova marca. De lá pra cá o que se tem visto é uma grande salada de utilização de uma marca que abusa do flat design e a outra espelhada que já conhecemos desde 2008. Como no exemplo abaixo, onde ao fim de um programa a emissora exibe o logo chapado, que cresce e em uma transição bem porca se torna o logo atual.
Parece que já que a empresa não conseguiu lançar a nova marca no evento, a intenção agora é renovar toda a comunicação que envolve a marca da empresa pra depois anunciar a mudança nas telinhas, porque desde a coluna de Mônica, a Globo vem atualizando a identidade visual de todos os seus produtos e itens, que vão desde o crachá.,,
Ao quiosque a empresa mantém na orla da praia de Copacabana.
Parece que a ideia de cores mais vivas e uma marca mais chapada adotada por várias empresas nos últimos tempos também pegou o tiozão do Design.
Agora é só esperar pra que não seja verdade o boato de que a empresa teria adiado o lançamento para o evento de 50 anos da Rede Globo, porque além de eu não aguentar mais essa mistura de chapado e reflexo, pode ser que até lá esta mesma identidade já esteja um pouco ultrapassada.