Um dos slogans mais famosos de todo mundo “Just Do It”, que pertence a Nike, deu espaço pela primeira vez para o slogan “Don’t Do It”. Em seu novo filme, a marca se posiciona contra o racismo e em apoio as manifestações que acontecem nos Estados Unidos. Dessa forma, pela primeira vez na história, a marca pede o contrário do que sempre pediu: “Não faça isso”.
A saber dos últimos acontecimentos nos EUA, na última sexta-feira, dia 29, a Nike divulgou um manifesto apresentando seu posicionamento. Diversas manifestações acontecem no país depois da morte de George Floyd, um ex-segurança negro, que morreu durante uma abordagem policial. Pedestres que passavam pelo local durante a ação gravaram a abordagem que mostra um policial ajoelhado sobre o pescoço do homem, impedindo-o de respirar.
Em seu manifesto, a marca de artigos esportivos visa incentivar as pessoas a não tolerarem mais o racismo. Além disso, é a primeira vez que a marca troca seu tradicional slogan “Just Do It” (“Apenas faça isso”, em português) para “Don’t Do It” (“Não faça isso”, em português). Confira o filme com legendas:
Ainda, a fim de mostrar que, neste momento, a rivalidade e concorrência foram deixadas de lado por algo maior, a Adidas repostou o manifesto da Nike em suas redes sociais: