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    Durante a pandemia, causar encantamento nos consumidores é essencial

    Felipe Martins, do Portal Publicitário, comenta sobre suas impressões sobre o impacto do COVID-19 para funcionários, freelancers e empreendedores.

    EM GKPB.COM .BR

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    ✨ O que você precisa saber:

    • Produtividade prejudicada devido ao impacto psicológico da pandemia, como demissões e redução de salários.
    • Necessidade de se reinventar e evitar repetições de conteúdo pelo "hype" atual.
    • Momento ideal para profissionais de marketing digital mostrarem suas habilidades e benefícios, além da importância da empatia das marcas durante a pandemia.

    Seguindo a nossa programação do “7 Anos, 7 Lives” ontem foi a vez de conversar com o Felipe Martins, CEO do Portal Publicitário e instrutor que já formou mais de 4 mil alunos em todo Brasil. O tema da nossa conversa foi “Os Impactos do COVID-19 para funcionários, freelancers e empreendedores” e reuniu diversos insights importantes.

    Produtividade

    Sem dúvidas, não haveria outra forma de se iniciar a conversa sem falar da produtividade desses funcionários, freelancers e empreendedores. O contexto atual fez com que a sensação de produtividade prejudicada impactasse muitas pessoas. Isso acontece porque a pandemia afeta diretamente as cobranças pessoais dos indivíduos, atrapalhando dessa forma, sua produtividade. Um dos fatores responsáveis por esse aumento de cobrança, são, por exemplo, as notícias de demissões, fechamento de empresas, redução de salários que impactam o nosso psicológico, trazendo à tona medos e anseios.

    Para contornar essa situação e manter a produtividade, assim como sua saúde psicológica, Felipe recomenda que:

    • É preciso ter calma. Parece óbvio, mas é sempre importante frisar que só é possível pensar com clareza quando os sentimentos são acalmados. Você pode tentar encontrar calma através de meditações, músicas, conversas descontraídas com parentes ou amigos distantes e com a leitura.
    • Se você for um empreendedor, convoque uma reunião emergencial com todas as pessoas envolvidas no seu negócio ou trabalho para tentar encontrar soluções em conjunto. Mais cabeças pensam, muitas vezes, melhor.
    • Se for adotar ou tomar alguma medida, só faça isso depois que tiver certeza de todos os fatos relacionados.

    Limbo criativo e repetições do conteúdo pelo “hype”

    Durante esse momento é preciso se reinventar e muitas vezes procurar propor soluções não tão comuns, principalmente, quando houver concorrência. É cada vez mais perceptível que neste momento diversas marcas estão adotando as mesmas medidas simplesmente pelo “hype” que estas ganharam. A mensagem pode ser encantadora quando vista pela primeira vez, mas, pode se tornar incômoda se repetida várias vezes. Porém, é preciso ter cuidado ao inovar e sempre buscar alternativas que não sejam importunas. De toda forma, vale lembrar que o contexto atual é novo para todas as marcas, empresas e pessoas, sendo assim, ainda não está tão claro o que é “errado” e o que é “certo” e nesse processo, o que é certo são as tentativas e, quando aplicável, correções e reparos aos danos causados.

    Momento ideal para profissionais do marketing digital

    O CEO do Portal Publicitário também reforça que o cenário atual é o momento ideal para os profissionais do Marketing Digital mostrarem o seu excelente trabalho. Com o isolamento social, muitas marcas passaram a procurar o digital como solução para a solucionar possíveis dificuldades que surgem ao “migrarem” para o meio. Portanto, sendo funcionário, freelancer ou empreendedor, é o momento ideal para mostrar as suas habilidades e os benefícios que o marketing digital pode proporcionar para a marca ou empresa.

    O principal impacto na visão do profissional

    Felipe ainda afirma que, muitas pessoas ou marcas estão perdendo seus clientes por não terem a fidelização dos consumidores. Pouco antes da crise, esses profissionais ou empresas procuravam atender apenas a demanda específica que o cliente possuía, sem sequer se preocupar com seu pós-venda, deixando de gerar um encantamento pelo serviço em seus clientes. Para fidelizar e reter essa base de clientes, neste momento, o ideal é que o profissional possa oferecer, dentro do possível, soluções, descontos ou benefícios, gerando dessa forma o “encantamento” esperado.

    Com isso, é muito provável que o seu trabalho ou serviço seja lembrado com carinho em momentos posteriores, fazendo com que ambos voltem a fechar negócio. Esse impacto emocional em seu cliente não deve exigir, de forma alguma, que você tenha retrabalhos, longas horas trabalhadas ou coisas do tipo. Tudo deve ser feito sob as condições normais do seu trabalho.

    O que o público espera das marcas durante a pandemia

    Outro ponto levantado durante a nossa conversa foi sobre o que os consumidores estão esperando das marcas. A resposta para isto é simples: neste momento, o que se espera é empatia. Quanto mais pessoas as marcas conseguirem ajudar nesse momento, melhor ela será vista. O ponto é o mesmo do que foi levanto no tópico anterior: o impacto emocional é o que conta. Essas boas ações facilmente são associadas a marca e constantemente serão lembradas. Isso porque, na ausência de um governo que atenda as necessidades da população, a última esperança das pessoas é nas marcas. Portanto, se você possui a possibilidade de flexibilizar valores, serviços e condições, certamente essa atitude agregará de forma positiva para a imagem de sua marca.

    Além disso, Felipe Martins sugere que, no âmbito digital, as marcas prestem auxílio aos seus consumidores com posts informativos, motivacionais e sobre medidas adotadas.

    Aprendizados

    Alguns dos insights gerados durante a conversa mostram que, resumidamente, as marcas devem apostar, principalmente neste momento, no encantamento de seus consumidores. Isso se torna possível ao se mostrar solicita em solucionar problemas da sociedade em que está inserida e fornecendo a todos um atendimento personalizado.

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