Eu não sei onde a Microsoft estava com a cabeça quando ela fez o Windows 8. Aliás, sei sim. Nos tablets. O sistema é incrivelmente bonito, funcional, blá, blá, blá. Mas dá pra se perceber claramente que a área em que concentraram esforços de inovação são totalmente direcionadas para uma interface de toque.
Óbvio que a interface Metro/Modern/WTF não se dá bem em computadores, além de tornar o uso de coisas básicas como a “Área de trabalho” que é simplesmente TODO O SISTEMA em segundo plano. Como se isso não bastasse, a empresa removeu o ícone do seu sistema operacional por décadas. O botão Iniciar. O consumidor não gostou, obviamente, e parece que a empresa reconheceu o erro e está preparando uma atualização em que será possível iniciar o sistema diretamente na área de trabalho e, sim, o bom e velho botão Iniciar estará de volta.
De acordo com o Blog de Paul Thurrott, especializado em Windows, estas correções deverão estar numa atualização conhecida como Windows 8.1 e não terão custo para os consumidores. Espero que seja uma atualização simples e que estes recursos sejam o que a gente espera, não mais um remendo entre toque e mouse que encontramos em grande parte do Windows 8.