O Dia das Mães é uma das datas comemorativas mais celebradas no Brasil e está cada vez mais próxima. Para entender como será o comportamento dos brasileiros neste cenário de isolamento social, a Globo realizou uma pesquisa que traz informações acerca do assunto.
Em uma pesquisa com amostra de 892 pessoas, distribuídas por classe, região, sexo e idade, 81% destas afirmaram que comemoram o Dia das Mães. Apesar do cenário de isolamento social, destas, 69% afirmaram que vão comemorar a data neste ano. Dos 31% que não comemorarão neste ano, os motivos são variados, como a impossibilidade de se reunir com a família (45%), a família optou por não comemorar (18%) e não estão animados para comemorar (17%).
Além disso, a pesquisa traz informações importantes sobre o consumo dos brasileiros: dos 69% que vão comemorar, 85% pretendem presentear a mãe, dividindo-se em compras online (82%) e compra física (18%). O maior motivo para não comprar online é o medo de não receber no prazo (43%).
Apesar de 31% declarar que não comemorará a data neste ano, 63% vai presentear. Dividindo-se entre compras online (73%) e compras físicas (27%). Porém, diferente de quem vai comemorar, o maior motivo dos que não vão comemorar e vão optar por adquirir o presente fisicamente é simplesmente por não fazerem compras online (25%).
O contexto de isolamento social ainda fez com que, para 57% das pessoas, a importância da data aumentasse, substituindo as idas a restaurantes por pedidos em delivery e passeios diferentes por assistir TV, streaming, acesso a internet e jogos.
Por fim, entre as 5 categorias dos artigos que serão escolhidos como presentes, estão respectivamente:
- Perfumes (34%)
- Roupas (29%)
- Chocolates/doces (25%)
- Flores (20%)
- Acessórios (19%).
Além disso, 50% das pessoas consideram entregar o presente pessoalmente, enquanto 37% utilizará o serviço dos Correios e motoboys. Os outros 17% farão a entrega virtual.
Para conferir o estudo completo, basta acessar este link.