A Globo anunciou ontem que irá reduzir a qualidade de seus conteúdos digitais em vídeo de todas as suas plataformas digitais. A medida segue o que já vem sendo adotado lá fora por players como Amazon, Youtube e Netflix. A ideia é não sobrecarregar a infraestrutura da internet brasileira e permitir o acesso de todos.
Enquanto os players lá de fora reduziram cerca de 25% da qualidade, com a Globo será ainda maior. A companhia espera uma redução de até 52%. As resoluções Full HD e 4K serão temporariamente desativadas, além da redução da taxa de bitrate, de 5,8 Mbps para 2,8Mbps. Com isso um capítulo de novela que consumia cerca de 2,5GB, agora vai passar a ter apenas 1,2GB.
As mudanças, apesar de positivas para a internet brasileira, são ainda mais positivas para a Globo. Afinal não houve qualquer anúncio de redução das tarifas cobradas pelos seus serviços de streaming pagos e haverá uma economia de 50% em tráfego nos servidores. Os servidores do Globoplay, inclusive, devem agradecer diante das inúmeras quedas que vinha registrando diante dos picos de audiência da plataforma no ao vivo.
A mudança nos perfis também alcança os produtos G1, Globoesporte.com, GShow e Globosat Play.