No Brasil existem, aproximadamente, 27 mil indústrias têxteis e nestas somente 8% das impressões em tecidos são efetuadas via processos digitais. Visando conquistar esse mercado e se tornar líder na América Latina, a Epson acaba de inaugurar o seu primeiro Centro de Soluções.
Com uma porcentagem baixa de impressões via processos digitais a Epson entra nesse mercado oferecendo inovações para o maquinário têxtil. A empresa quer impulsionar a digitalização e a sustentabilidade nos processos de estamparia. Para se ter uma ideia, segundo dados da ONU sobre o meio ambiente, a indústria da moda é o segundo setor da economia que mais consome água e produz cerca de 20% das águas residuais do mundo.
Único que utiliza tinta pigmentada, o Solutions Center da Epson promete consumir apenas 2 litros de água por quilograma de tecido estampado. Enquanto isso, as estamparias analógicas consomem entre 80 a 200 litros. Consequentemente o volume de água residual enviado para as usinas de tratamento são menores, assim como as emissões de carbono (cerca de 40%) que são liberados nos processos de limpeza da água.
Além de promover a sustentabilidade, a impressão digital têxtil permite a conciliação de economia de custos, redução de tempo e aumento da qualidade. O Centro de Soluções mostra que, com apenas 200m², é possível produzir 20 mil camisetas estampas e 200 mil m² de tecido por mês. Ao mesmo tempo que, em uma estamparia analógica, seria necessário um espaço dez vezes maior para fazer a mesma quantidade.
O Centro de Soluções da Epson foi projeto e equipado para atender a todas as etapas do processo de impressão têxtil, assim como seu maquinário. Entre os equipamentos estão: Monna Lisa Evo Tre 16, SureColor F9370, SureColor F2100 e F3070. Para mais informações basta acessar o site da Epson.