Se é verdade que nunca foi tão simples abrir um espaço online, é igualmente verdadeiro que o sucesso se tornou mais difícil de se obter, devido à forte concorrência do mercado digital. Venha saber como pode, hoje em dia, garantir o sucesso de um espaço de e-commerce.
O online tornou-se, ao longo da última década, um espaço de fuga no que concerne às lógicas da economia mundial. Como você sabe, a crise econômica internacional, que afetou também o Brasil, fez com que a realidade cotidiana se transfigurasse e com que o desemprego e a precariedade laboral levassem inúmeras pessoas a buscar alternativas que permitissem a sua subsistência.
O mundo digital trouxe uma grande facilidade de acesso a novos dispositivos e plataformas que ofereciam a possibilidade de conquista de rendimentos extra ou mesmo de um salário através da exploração do potencial das lojas online e dos espaços de e-commerce.
Surgindo como uma forma lucrativa de viver e como uma forma de trabalho passível de ser realizada a partir de casa, cada vez mais pessoas começaram a procurar, online, o seu futuro profissional.
Aproveitando esta tendência, muitos sites começaram, também, a dedicar-se à prestação de apoio aos novos empreendedores, oferecendo serviços diversos e, em casos como a Oberlo, reduzindo substancialmente os custos de gestão e criação de identidade das novas marcas digitais.
Ganhar dinheiro com o e-commerce, no entanto, mesmo com os melhores parceiros, não é algo que se consiga com simplicidade. O aumento no número de lojas online (apenas em 2018, o aumento esteve na ordem dos 23%) cria um cenário de impermeabilidade muito difícil de combater. Consegui-lo, entretanto, não é impossível e existem dicas imprescindíveis para garantir o sucesso em e-commerce. Conheça, neste post, as melhores dicas para ganhar dinheiro com a sua loja online.
Dica 1: Crie uma marca forte
Uma marca forte não pode basear-se apenas numa boa ideia. Esta tem de ter uma identidade que a distinga das demais e permita a diferenciação, para que o cliente possa sentir real interesse em conhecê-la.
Para uma marca permear o mercado atual, o seu nome, logotipo e slogan devem ser criativos e únicos, gerando curiosidade no público e cativando-o.
Hoje em dia, existem geradores que podem ajudar neste processo criativo, por custos baixos ou mesmo de forma gratuita.
Dica 2: Lembre-se de que os conteúdos importam
Os conteúdos são um dos aspectos mais importantes de um determinado site. Tendo gerado interesse no público e assumindo que este vá descobrir mais sobre o espaço online, é importante que o conteúdo apresente uma qualidade equivalente à identidade criada para a empresa.
O content marketing está considerado um dos maiores impulsionadores da marca, ajudando a destacar a qualidade de uma loja relativamente às suas concorrentes.
Aposte em conteúdos linguísticos fortes, gramatical e ortograficamente corretos e que se dirijam às questões e aos interesses do público-alvo do seu site. Procure ainda aplicar os princípios do SEO.
Dica 3: A promoção pode ser a chave
Promover um site não significa que tenha, permanentemente, de o ter publicitado. Ainda assim, em momentos específicos ou com alguma regularidade, poderá ser útil o investimento na promoção.
A colocação de anúncios no Google ou mesmo nas redes sociais (como Facebook ou Instagram) poderá ajudar a garantir uma maior facilidade de contacto com o público e melhorar o posicionamento da sua loja no mercado digital.
Dica 4: Conquiste pelos olhos
A componente visual e o Web Design são cruciais para que uma loja online tenha expressão. Além de apelativo, um site deve ser acessível, intuitivo e fácil de usar, utilizando estratégias visuais para orientar e cativar o público.
Garanta ainda que o aspecto do site se adapta aos celulares, apresentando uma versão distinta para mobile.
Dica 5: Se mudar, mude gradualmente
Se a sua loja já tiver cativado alguns consumidores, mudanças céleres podem afastá-los. O reconhecimento da imagem de uma marca é, pois, um elemento importante para os compradores.
Assim, caso queira fazer alterações na sua marca ou no seu site, garanta que estas sejam aplicadas de forma gradual, para que o público tenha tempo de adaptar-se às mesmas.
Dica 6: Estabeleça a comunicação com o consumidor
A criação de meios para contacto com o cliente – como email, número de telefone ou chat – é fundamental para cativar a sua confiança.
Além destes meios de comunicação direta, deverá ainda garantir que o site explicita, de forma clara, todos os Termos e Condições que o regulam, incluindo os que dizem respeito às trocas, devoluções, portes e tempos de envio.
Dica 7: Não deixe de comparar
Estudar o meio em que se integra o seu e-commerce e perceber ação e os preços dos seus concorrentes é muito importante para compreender melhor o posicionamento da sua empresa dentro do setor.
Assim, garanta que compara todos os aspectos de sua marca com a dos concorrentes. Isto ajudará a que compreenda quais os aspectos que deve manter e quais pode melhorar.