Início Publicidade Design 9 Tendências de Design e Publicidade em 2020

9 Tendências de Design e Publicidade em 2020

Shutterstock liberou lista de 9 tendências de design imperdíveis que deverão dar o tom da publicidade durante o ano de 2020. Confira a lista.

Já virou tradição. A cada ano novo a gente já fica desesperado pra receber o relatório da Shutterstock com as principais tendências de design para o ano baseadas nos dados do crescimento de pesquisas da plataforma, que é uma das mais usadas no mundo quando o assunto é banco de imagens.

E neste ano não foi diferente. A companhia liberou com exclusividade para o Geek Publicitário detalhes do seu aguardado relatório com as tendências do ano que ainda está por vir e o resultado é nada menos que sensacional. Entre os assuntos de destaque estão a Maconha, Esportes, Pintura Chinesa, Protestos e muito mais.

Continua depois do anúncio

Tendências de Design para 2020

Além das principais tendências, o relatório apresenta os favoritos locais em 25 países ao redor do mundo, bem como cinco tendências em ascensão que prometem ganhar força em 2020. No Brasil, a cultura pop dominará as referências criativas neste ano, com a ascensão do pop retrô. Acompanhe a seguir.

Continua depois do anúncio

1- Os loucos anos 2020

Um século após a década de 1920, o visual que definiu uma era está de volta e no centro das atenções em todo o mundo.

Continua depois do anúncio

As pesquisas por “padrão dourado” aumentaram 4223% em relação ao ano anterior e “década de 20 retro” teve um aumento de 189% em relação ao ano anterior.

2- Ocultura

Crenças alternativas e crenças milenares estão encantando a geração Y, geração Z e geração alfa, mostrando um interesse renovado nos principais canais e nas redes de mídia social em particular.

Continua depois do anúncio

Os clientes estão pesquisando palavras-chave como “mágica” e “espiritual”, um aumento impressionante de 525% e 289%, respectivamente, no ano passado.

Continua depois do anúncio

3- Flores poderosas

Esqueça arranjos elegantes e displays delicados. Os visuais florais de amanhã são grandes, brilhantes e em plena floração.

Continua depois do anúncio

O aumento de 141% nas pesquisas por “paisagem de flores” e 136% de aumento em “flor” tornam essa uma tendência vívida para o próximo ano.

4- Maconha

Do minimalismo com inspiração escandinava ao design simples e funcional, novas marcas estão refletindo a legalidade da maconha.

Continua depois do anúncio

Houve 154% de aumento nas pesquisas por “maconha” e 149% de aumento nas pesquisas por marca minimalista.

Continua depois do anúncio

5- Minimalismo em preto

Designers usarão profundidade e contrastes em preto para criar experiências poderosas. Ao mesmo tempo, novas tonalidades mais escuras possibilitarão opções infinitas, impressionantes e inéditas de minimalismo.

Continua depois do anúncio

Houve 1.779% de aumento nas pesquisas da palavra “preto”.

6- Vida na natureza

Aventuras ao ar livre apresentam uma popularidade cada vez maior como hobby e para projetos visuais. As imagens resultantes registram o aspecto mais climático da natureza e seu poder sobre nossas emoções.

Continua depois do anúncio

“Caminhadas em bosque” cresceu 533%, enquanto “Acampar” e “Mochila e botas” cresceram 368% e 325% respectivamente.

Continua depois do anúncio

7- Pintura chinesa

Uma das formas de arte mais antigas, a pintura chinesa registra o espírito ou ritmo verdadeiro de um objeto ou pessoa. Apesar de pontuais, essas pinturas estão carregadas de metáforas.

Continua depois do anúncio

O aumento da busca por “Ilustração de flor de cerejeira” foi de 152%, enquanto “Shuimohua” (pintura com tinta em japonês) teve 118% e “Ilustração chinesa” teve 74%.

8- Esportes

Com pesquisas relacionadas a esportes e fitness aumentando, 2020 será um ano com muitas partidas. A fotografia esportiva pode ilustrar histórias de força e perseverança que mobilizam audiências no mundo inteiro.

Continua depois do anúncio

“Esportes” teve aumento de 1.647%, seguido de Corrida (197%), Ciclismo(161%), Boxe (150%) e Natação (120%).

Continua depois do anúncio

9- Fique de olho: Arte de Protesto

Indivíduos do mundo inteiro estão usando suas vozes para protestar. Em 2020 prevemos que estas vozes ficarão ainda mais barulhentas e que as artes únicas destes movimentos serão amplamente difundidas.

Continua depois do anúncio

A palavra-chave “Ícone de desigualdade” teve 465% de aumento nas buscas, seguida de Ambientalismo, com 70% e Protestos, com 48%.

Tendências locais

Além das 9 tendências globais que vimos acima, a Shutterstock ainda aponta alguns destaques em diversos países ao redor do mundo. Descubra algumas dasa maiores tendências com raízes regionais e como palavras-chaves que começam a ser pesquisadas revelam a personalidade distinta de cada país.

Continua depois do anúncio
País Tendência
Africa do Sul Protea
Egito Geodes
Índia Arte Budista
Japão Logotipo Espacial
Coreia Vida tradicional na Coreia
Taiwan Estampa de Dinossauro
Tailândia Motocicletas Vintage
Turquia Estampa Floral Retrô
Emirados Árabes Unidos Letras Florais Douradas
França Futurismo em Branco
Alemanha Mulher e Leão
Itália Design Minimalista
Holanda Mochileiros
Noruega Espiritualismo
Espanha Zebras
Suíça Estampa Marroquina
Reino Unido Folhas Tropicais
Rússia Rattan
Canadá Cannabis
México Design em preto
Estados Unidos Mundo dos Sonhos
Austrália Bolos Decorados
Argentina Grécia Antiga
Brasil Pop Retrô
Chile Agricultura

 

“A análise, baseada em dados de bilhões de pesquisas de palavras-chave feitas por profissionais de marketing, gerentes de mídia social, produtores de vídeo e designers, fornece uma visão das tendências criativas que esperamos envolver os consumidores em uma escala muito maior. Também serve como fonte de inspiração para nossos clientes e colaboradores à medida que desenvolvem projetos criativos em 2020.”, disse Lou Weiss, CMO da Shutterstock.

Continua depois do anúncio

O relatório anual analisa os dados coletados ao longo de um período de 12 meses a partir de bilhões de pesquisas de clientes em busca de imagens, filmagens e conteúdo musical. Os dados, combinados com a análise do painel interno de inteligência visual da Shutterstock, identificam padrões e estilos que têm potencial para se destacar. À medida que os temas surgem, o painel determina as tendências que eles esperam comandar projetos criativos em 2020. 

Explore o relatório completo de tendências criativas para 2020 aqui. 

Conheça nosso podcast

FOOTER AMP
Sair da versão mobile