Uma das maiores tendências do universo da comunicação nos últimos anos tem sido os podcasts. O formato de conteúdo em áudio que já existe há muito tempo parece finalmente ter conseguido provar a que veio e tem conquistado um número cada vez maior de adeptos. Com isso alguns players já têm se mobilizado para conseguir rentabilizar o formato e é o que quer o Spotify com sua nova plataforma Spotify Podcast Ads.
O novo serviço é resultado de uma nova tecnologia proprietária da companhia chama Streaming Ad Insertion (SAI), que aproveita o streaming para fornecer o conjunto digital completo do Spotify de recursos de planejamento, relatórios e medição para podcasts originais e exclusivos do Spotify.
Isso inclui dados como impressão real do anúncio, frequência (número de vezes que o ouvinte foi impactado pelo anúncio), alcance e informações anônimas do público-alvo (idade, sexo, tipo de dispositivo). É a primeira vez que esse tipo de dados está disponível para anunciantes e criadores de podcast.
Hoje, apesar de ser um meio digital, o setor de podcast mede o público, o alcance e o impacto, da mesma forma que você faria com um anúncio de página inteira em uma revista. Os anunciantes geralmente têm uma noção de quem estão alcançando, com base nos dados da pesquisa e no público-alvo do criador de conteúdo. Não há dados precisos sobre quantos leitores realmente prestaram atenção no conteúdo, muito menos alcançaram ou tiveram alguma ação após ouvir o anúncio.
Spotify Podcasts Ads
A marca de calçados Puma foi um dos primeiros parceiros a testar o Spotify Podcasts Ads e os resultados foram interessantes. Eles exibiram anúncios durante o podcast Original do Spotify, Jemele Hill Is Unbothered, e os anúncios resultaram em aumento de recall de anúncio em + 180%.
O Spotify não deixou claro se há intenção de abrir a plataforma para criadores de conteúdos não originais para a plataforma, ou mesmo como funciona a remuneração para estes criadores. Ainda assim o projeto é algo que deve ajudar a estruturar a rentabilização dos podcasts.