Ontem (21) o Comitê dos Jogos de Paris anunciou o novo logo para a Olimpíada de 2024. A semiótica comeu solta e o novo desenho traz a junção de três símbolos fortes (tanto para a França, quanto para a Olimpíada). Confira:
Je suis le nouvel emblème de #Paris2024 pic.twitter.com/Xc0tfkTWL7
— Paris 2024 (@Paris2024) October 21, 2019
O logo trouxe a medalha de ouro, a chama olímpica e paraolímpica e a imagem de Marianne, símbolo da Revolução Francesa. Essa é a primeira vez que um mesmo símbolo irá representar os jogos Olímpicos e Paraolímpicos.
De acordo com o Comitê, a decisão de unir os três elementos no logo surgiu ao pensar na representação de cada símbolo individualmente. A medalha de ouro representa o “imutável como a determinação, deslumbrante como o talento e eterna como a vitória”; a chama é representada como forma de manter “as pessoas unidas pelos valores do esporte, além das fronteiras, dos países e das gerações”; e o rosto de Marianne foi escolhido para personificar a Revolução Francesa, defendendo o imperativo do progresso, mostrando que o “espírito francês revela a ambição de ser igualitária, partilhadora e generosa”, sendo um “rosto que coloca humanidade no coração dos jogos”.
Emmanuel Macron, presidente da França, se pronunciou a respeito do novo logo em seu Twitter:
En 2024, en accueillant la flamme olympique à Paris, la France montrera son visage au monde entier. Ce visage, c’est le vôtre, c’est celui des femmes et des hommes mobilisés, des sportifs venus des quatre coins du globe pour se dépasser, des valeurs olympiques. Ce visage, c’est : https://t.co/Iq2drbUO6z
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) October 21, 2019
“Em 2024, ao acolher a chama olímpica em Paris, a França mostrará sua face para todo o mundo. Esse (logo) é o seu rosto, o rosto de mulheres e homens mobilizados, o rosto de atletas dos quatro cantos do mundo que querem se superar, o rosto dos valores olímpicos.”