Início Inovação Google aponta holofotes para pequenas empresas e passa a vender domínios

Google aponta holofotes para pequenas empresas e passa a vender domínios

O Google anunciou esta semana que está entrando no negócio de venda de domínios para a internet. Com o Google Domains a empresa de Mountain View quer oferecer mais uma opção aos usuários que querem seu lugar ao sol no mundo da internet.

Pode parecer um pouco estranho e aleatório o Google entrar num mercado tão competitivo e ao mesmo tempo tão antigo. Mas o Google Domains é apenas parte de uma estratégia muito importante para a empresa: focar em pequenas empresas. Isso porque o Google foi a campo e detectou que cerca de 55% das pequenas empresas não têm um site.

Continua depois do anúncio

Google Meu Negócio

Google-para-empresas

Tudo começou quando a área que conhecíamos por “Google Places para empresas” virou “Google Meu Negócio” unindo o melhor dos pontos de interesse do Google Maps às possibilidades do Google Plus. Com isso, a intenção da empresa é disponibilizar ferramentas mais profissionais, numa plataforma em que as pequenas empresas já estão mais habituadas: a rede social.

Continua depois do anúncio

Pode não parecer, mas para pequenos comerciantes, um site é algo extremamente complicado e por esse motivo eles preferem, muitas vezes, divulgar seu negócio no Facebook e em lugares mais simples de se mexer.

Mas o problema é que quando falamos de redes sociais estamos falando de meios informais, que muitas vezes não têm as informações e o profissionalismo que um cliente em potencial precisa. Ou seja: o Google acredita que todas as pequenas empresas precisam de um site.

Continua depois do anúncio

Vamos com calma…

O Google Domains é extremamente direcionado para o público que está dando seus primeiros passos na internet. A empresa quer sentir o mercado e sabe que suas necessidades são específicas. Por isso limitou o acesso à ferramenta para pessoas com um código de convite por um motivo óbvio: não querem uma pancada de nerds revirando seu sistema e registrando milhares de domínios. Querem algo intuitivo e amigável para quem lida com um pouco mais de receio quando o assunto é qualquer coisa relacionada a internet.

Continua depois do anúncio

Mas os planos não param por aí. Em um anúncio oficial a empresa divulgou que está firmando parcerias com grandes plataformas de construção de sites que têm o mesmo público-alvo como o Shopify, o Squarespace, o Weebly e o famigerado Wix; que embora tenham conseguido montar um negócio em cima do público, ainda patinam quando o assunto é domínio personalizado.

Resumo

Quando uma empresa como o Google resolve olhar para um mercado não há dúvidas de que grandes ideias estão por vir e novas portas podem se abrir. Infelizmente estamos falando em um projeto que está dando o pontapé inicial com o foco em empresas americanas, o que significa que para chegar às terras e páginas tupiniquins deve ainda levar um pouco mais de tempo. Mas com a capacidade empreendedora do Brasil eu não tenho dúvidas de que o projeto tem grandes chances de sucesso por aqui.

Continua depois do anúncio

Obrigado Flávio Sena pela sugestão de pauta.

Conheça nosso podcast

FOOTER AMP
Sair da versão mobile