A Sodastream é uma empresa maluca que tem a proposta de reformular o consumo de bebidas gaseificadas, com uma máquina que insere gás em água e transforma qualquer coisa em refrigerante. E parece que eles são tão malucos que queriam atacar a Pepsi e a Coca-Cola de uma só vez em um anúncio, onde a Scarlett Johansson pede desculpas irônicas às marcas.
https://www.youtube.com/watch?v=nORgzCgQgDk
“Sorry, Coke and Pepsi” Hahaha…
O Super Bowl é o maior evento esportivo e a maior audiência televisiva dos Estados Unidos e é acompanhado em todo o mundo. É um evento conhecido por ter a publicidade mais cara da televisão no mundo. Inclusive este fato faz com que o evento seja também um dos mais disputados pela exclusividade de transmissão por lá. Alternando entre diversos canais americanos, como Fox, ABC, CBS e NBC.
E é claro que a Fox, o canal que transmitirá a temporada de 2014 nos EUA não permitiu que a empresa mantivesse a provocação aos dois clientes que investem milhões em propaganda com o grupo. E recomendou a retirada do termo provocativo, para a circulação do anúncio.
O CEO da Sodastream não gostou nem um pouco do posicionamento do canal e desabafou dizendo que se sentia desapontado em fazer parte de uma sociedade onde não se permite citar um concorrente em um anúncio. Além de alegar que o canal estaria “com medo” dos dois anunciantes tomarem atitudes de represálias contra o canal.
Eu já mencionei aqui diversas vezes que mencionar concorrentes em comerciais é algo bem delicado. O bom senso para distinguir o que, quem e quando atacar é o que vai definir o tom do anuncio e até mesmo da imagem da sua empresa por um bom tempo.
Eu achei a propaganda bacana e na verdade achei que a Fox não devia ter se intrometido nisso. Mas sei lá, né, eu não tenho contratos milionários com as maiores empresas de refrigerantes do mundo, então não sei o que passa na cabeça do cara que resolveu mandar tirar a citação do anúncio. Mas que ele ficou com medinho, ah, ficou.
Com informações de: AdNews