InícioPublicidadeMarcaJustiça vê concorrência desleal e condena Flamboyant em ação da Kibon

Justiça vê concorrência desleal e condena Flamboyant em ação da Kibon

Marca paraense não teria conseguido comprovar mero acaso da adoção de padrões visuais semelhantes ao da marca de sorvetes da Unilever

EM GKPB.COM .BR

🔉 Ouça o artigo

00:00
00:00
Publicidade:

✨ O que você precisa saber:

  • Processo movido pela Kibon contra a marca Flamboyant por imitação de identidade visual foi julgado em São Paulo.
  • Unilever acusou a concorrente de concorrência desleal ao reproduzir cores, padrões gráficos e elementos visuais semelhantes.
  • Flamboyant foi condenada a pagar R$ 50 mil por danos morais e indenização por danos materiais ainda será apurada, podendo a decisão ser contestada.

This is a beta feature. Found an error? Envie pra gente.

Publicidade:

Marcas se inspirarem em concorrentes líderes de mercado é um movimento comum, mas em algumas situações, essa inspiração pode ultrapassar os limites considerados aceitáveis pela Justiça. Foi o que concluiu a Justiça de São Paulo ao julgar o processo movido pela Kibon contra a marca de sorvetes Flamboyant, envolvendo a alegada imitação de identidade visual.

Em ação ajuizada em 2023, a Unilever, proprietária da marca Kibon, acusou a concorrente de praticar concorrência desleal, ao reproduzir cores, padrões gráficos e elementos visuais semelhantes aos utilizados em suas embalagens e freezers. Segundo a empresa, a prática poderia induzir o consumidor a erro quanto à origem dos produtos.

Imagens usadas no processo, nas quais a Justiça de São Paulo entendeu haver semelhança capaz de gerar confusão ao consumidor. Créditos: Reprodução/Autos do Processo.

A Flamboyant, empresa sediada em Castanhal, no Pará, contestou as acusações, alegando não ter cometido ato ilícito. Em sua defesa, sustentou que os elementos visuais adotados em seus produtos seguem padrões comuns ao setor de sorvetes e que haveria diferenças relevantes na composição gráfica, nas formas e no arranjo das embalagens.

Ao analisar o caso, o juiz André Salomon Tudisco destacou que a conclusão se manteve tanto em uma análise visual inicial quanto na avaliação técnica realizada por perícia judicial. Segundo a sentença, “da análise mais rasa das imagens, até a apuração mais especializada fornecida pela perita, constata-se o mesmo: há uma elevada similaridade entre as embalagens e freezers cotejados. As autoras lograram êxito ao ilustrar a reprodução sistemática de seus elementos visuais; ao passo que a ré, não obstante suas alegações, não conseguiu demonstrar que se tratava de meras coincidências — razão pela qual não subsiste a premissa de inexistência de imitação ou de reprodução da identidade visual das autoras.”

Com base nesse entendimento, a sentença condenou a Flamboyant ao pagamento de R$ 50 mil por danos morais, além de determinar que o valor da indenização por danos materiais seja apurado em fase posterior, por meio de liquidação de sentença. A decisão foi proferida em primeira instância e ainda cabe recurso.

Publicidade

📺 Confira os destaques desta semana em nosso canal no Youtube

🔥 Em alta agora:

🫵🏻 Recomendado para você:

Veja no Instagram

Publicidade

Confira os destaques da semana

Conecte-se

63,676FãsCurtir
166,000SeguidoresSeguir
7,200SeguidoresSeguir
53,000SeguidoresSeguir
5,500SeguidoresSeguir
19,000InscritosInscrever

Conheça nosso Instagram