InícioPublicidadeDiversidade & InclusãoRótulos que falam: Nestlé torna embalagens acessíveis para pessoas com deficiência visual

Rótulos que falam: Nestlé torna embalagens acessíveis para pessoas com deficiência visual

Projeto em parceria com a Fundação Dorina Nowill e a Startup Alia Inclui busca dar autonomia para pessoas analfabetas e com deficiência visual

EM GKPB.COM .BR

🔉 Ouça o artigo

00:00
00:00
Publicidade:

✨ O que você precisa saber:

  • A Nestlé lançou o projeto "Rótulos que Falam" para tornar seus 1,2 mil produtos acessíveis a pessoas com deficiência visual ou não alfabetizadas, por meio de um aplicativo que lê as informações em voz alta.
  • O desenvolvimento da ferramenta contou com o apoio da Fundação Dorina Nowill para Cegos e da nutricionista Regiane Silva, resultando em melhorias e um alto índice de aprovação por consumidores cegos.
  • A Nestlé busca promover a diversidade e inclusão, com mais de 180 pessoas com deficiência visual fazendo parte da equipe, e incentiva outras empresas a integrarem seus portfólios à plataforma para ampliar a acessibilidade.

This is a beta feature. Found an error? Envie pra gente.

Publicidade:

A Nestlé acaba de comunicar o lançamento de uma nova iniciativa da companhia, a Rótulos que Falam, que tem como intuito dar mais autonomia para as mais de 17 milhões de pessoas com deficiência visual ou não alfabetizadas no país. Por meio de um aplicativo que faz a leitura em voz alta das informações nutricionais e ingredientes, agora todos os 1,2 mil produtos do portifólio Nestlé são acessíveis para pessoas cegas, com baixa visão e outras condições que impossibilitam ou dificultam a leitura.

A ferramenta, desenvolvida pela startup Alia Inclui, traz funcionalidades como comando de voz para localizar o código de barras, chatbot com inteligência artificial para esclarecer dúvidas específicas (como presença de glúten ou lactose) e a possibilidade de pular partes da leitura conforme o interesse do usuário.

Rótulos que Falam – Nestlé

O projeto Rótulos que Falam nasceu da escuta ativa da companhia sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência visual, contando com o apoio da Fundação Dorina Nowill para Cegos e da nutricionista Regiane Silva, integrante do time de Nutrição, Saúde e Bem-Estar da Nestlé e pessoa com deficiência visual. 15 consumidores cegos participaram de grupos focais e testaram as funcionalidades do aplicativo, resultando em NPS 83 (nível de excelência) e na implementação de 41 melhorias antes do lançamento oficial.

O desenvolvimento contou também com o apoio do Panela, plataforma de inovação aberta da Nestlé, que reuniu startups para buscar soluções de acessibilidade em larga escala. A Alia Inclui foi selecionada pela praticidade de uso e pelo potencial de adesão junto à população – de acordo com pesquisas, cerca de 87% das pessoas com deficiência visual utilizam smartphones. O resultado é um modelo escalável, simples e de alto impacto social, pioneiro em sua proposta de alcance no setor de alimentos.

“Na Nestlé, acreditamos que a inclusão precisa sair do discurso e se traduzir em ações concretas, que realmente impactem o dia a dia das pessoas. O projeto Rótulos que Falam nasceu do desejo de ampliar a autonomia de milhões de brasileiros que ainda enfrentam barreiras, como ler um rótulo ou identificar um produto na despensa. Nossa missão é usar o poder das nossas marcas e da inovação para tornar o consumo mais acessível, humano e inclusivo, e convidamos toda a indústria a se unir a esse movimento”, afirma Gisele Pavin, head de Nutrição, Saúde e Bem-estar da Nestlé.

Mulher apresentando a iniciativa 'Rótulos que Falam' da Nestlé em um evento, com um painel informativo ao fundo destacando a acessibilidade para pessoas com deficiência visual.
Gisele Pavin apresenta projeto ‘Rótulos que Falam’ da Nestlé, que visa promover a autonomia de pessoas com deficiência visual. Imagem: Matheus Ferreira – GKPB.

Diversidade na prática

Com mais de 100 anos de história no país e presente em 99% dos lares brasileiros, a empresa busca ser um reflexo da diversidade do Brasil. Hoje, cerca de 180 pessoas com deficiência visual fazem parte dos quadros da Nestlé, que conta com cerca de 5,5% de pessoas colaboradoras com deficiência.

A companhia também investe na promoção de ações de letramento racial, combate ao etarismo, valorização das pessoas com deficiência e representação plural em suas campanhas e plataformas digitais. “Nosso compromisso é representar o Brasil como ele é. A diversidade é parte da nossa cultura e uma força que impulsiona a inovação. Quando diferentes vozes participam das decisões, construímos soluções mais humanas, relevantes e conectadas com a sociedade”, afirma Augusto Drumond, head de Diversidade e Inclusão da Nestlé.

O projeto Rótulos que Falam simboliza um movimento coletivo pela acessibilidade. A Nestlé investiu no aprimoramento do aplicativo para que outras empresas também possam integrar seus portfólios à plataforma, ampliando o alcance da inclusão e convidando toda a indústria a fazer parte dessa mudança.

O aplicativo leva o nome da startup “Allia Inclui” e pode ser baixado via Google Play ou Apple Store.

Publicidade

📺 Confira os destaques desta semana em nosso canal no Youtube

🔥 Em alta agora:

🫵🏻 Recomendado para você:

Veja no Instagram

Publicidade

Confira os destaques da semana

Conecte-se

63,676FãsCurtir
166,000SeguidoresSeguir
7,200SeguidoresSeguir
53,000SeguidoresSeguir
5,500SeguidoresSeguir
19,000InscritosInscrever

Conheça nosso Instagram