Você sabia que o YouTube é a maior rede social do Brasil com 144 milhões de usuários? De olho nisso, a Opinion Box realizou um estudo com diversos brasileiros para compreender o uso da rede social que vem desafiando a própria TV no país.
O estudo revelou dados curiosos sobre a importância da qualidade do vídeo e do som para os usuários, os desafios do YouTube Shorts e a relação dos usuários do Youtube com as marcas brasileiras.
Neste episódio do GKPBcast, os hosts Matheus Ferreira e Caroline Ferradosa debatem esses dados e trazem insights para marcas que querem se aproximar deste público da maneira correta.
Confira o episódio completo no YouTube, Spotify, Deezer ou qualquer outra plataforma de streaming que seja da sua preferência.
Resumo do Episódio
O episódio do GKPBcast baseia-se em uma pesquisa da Opinion Box. O Brasil se destaca como a terceira posição global em uso, sendo a maior rede social do país com 144 milhões de usuários, e oito em cada dez acessam a plataforma pelo menos uma vez por dia. Embora o smartphone seja o dispositivo mais usado, o crescimento da audiência via Smart TV sugere que o YouTube está se consolidando como a “nova TV”. A pesquisa mostra que 50% dos usuários aumentaram seu consumo nos últimos 12 meses.
O conteúdo consumido é diversificado, mas o YouTube se estabelece fortemente como uma plataforma de democratização de conteúdo e aprendizado, com a maioria dos usuários buscando vídeos para aprender coisas novas, assistir tutoriais e estudar. O entretenimento, como música e videoclipes, também é proeminente. Em contraste com outras plataformas, a qualidade de áudio e vídeo é altamente priorizada pelos usuários.
O formato YouTube Shorts já foi acessado por 55% dos usuários, sendo utilizado principalmente para acompanhar quem se segue e consumir humor. No entanto, os vídeos tradicionais de formato longo ainda dominam, com 85% dos usuários dedicando mais tempo a eles.
Em relação ao mercado e às marcas, 61% dos usuários estão inscritos em canais de empresas, e o principal motivo para a inscrição é aprender coisas novas, reforçando a necessidade de as marcas oferecerem conteúdo de valor e educação. A pesquisa também levanta um ponto crítico sobre a publicidade: 52% dos usuários veem anúncios que não são relevantes, e 45% se sentem irritados por eles, sugerindo uma falha na segmentação e na adaptação de peças publicitárias. Por outro lado, a influência da plataforma para conversão é alta, com 55% dos usuários já tendo comprado algo ou contratado um serviço a partir de uma indicação de influenciador no YouTube. O episódio conclui que a estratégia das marcas deve priorizar o conteúdo orgânico de valor em detrimento de focar apenas em anúncios intrusivos.
A força do Youtube no Brasil – Episódio completo no Spotify
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