Mais
    InícioPublicidadeTVUpfront 2026: Globo reforça audiência inigualável diante dos desafios do digital

    Upfront 2026: Globo reforça audiência inigualável diante dos desafios do digital

    Durante o evento realizado para o mercado publicitário, emissora não poupou comparações com os concorrentes

    EM GKPB.COM .BR

    🔉 Ouça o artigo

    00:00
    00:00
    Publicidade:

    ✨ O que você precisa saber:

    • Globo apresenta números superlativos e destaca sua relevância no mercado de audiência.
    • Globoplay se consolida como o streaming de maior engajamento do país.
    • Comparativos mostram a liderança da Globo em relação aos concorrentes e novos formatos de publicidade são apresentados.

    Este é um recurso beta. Encontrou um erro? Envie pra gente.

    Publicidade:

    A Globo não vive uma crise de audiência. Comparado a qualquer outro player do linear ou mesmo do digital, a emissora ainda apresenta números superlativos. Foi isso o que se ouviu o tempo todo durante o evento realizado ontem para mostrar as novidades do próximo ano ao mercado publicitário. O Upfront 2026.

    Em mais um ano, o GKPB esteve presente no evento e o que se viu foi uma mudança no ponto central da comunicação da Globo. Se antes a emissora focava em si mesma e relutava em mencionar os concorrentes, dessa vez a mensagem foi clara: a Globo quer encarar de frente alguns dos recentes fenômenos do digital que acabaram virando seus piores pesadelos, como o Youtube, CazéTV e Beleza Fatal.

    Streaming de maior engajamento do país

    Em 2025 a Globo alcançou 196 milhões de brasileiros com média de 3h46 diárias de permanência, o maior índice da última década. Prestes a completar 10 anos, o Globoplay se consolida como o streaming de maior engajamento do país, liderando o tempo médio diário por usuário com 2h08, à frente de todas as plataformas pagas e gratuitas, e com cerca de 30 milhões de pessoas por mês consumindo seus conteúdos.

    Manzar Feres, diretora de Negócios da Globo, reforçou esse poder de influência como uma oportunidade concreta para as marcas. “A morte da Odete Roitman virou um fenômeno cultural e o mercado não perdeu tempo: marcas lançaram campanhas super criativas. Foi um daqueles momentos em que a ficção atravessa a vida real e mostra o poder que as nossas histórias têm de mexer com o país inteiro. Porque onde tem atenção, tem oportunidade real de conexão”, afirmou, durante o evento.

    “Nessa era da disputa de atenção, da fragmentação de telas e de olhares, ser visto, ouvido e desejado se tornou um desafio constante. Por isso, buscamos incansavelmente ampliar a distribuição dos nossos conteúdos, em diversos formatos, para estar mais perto das pessoas – dentro e fora de casa. Mesmo com os conteúdos disponíveis em outras plataformas, milhões de brasileiros escolhem exclusivamente as plataformas da Globo para consumi-los. E isso fala sobre relevância e conexão”.

    Polêmicas comparações com os concorrentes

    Os trechos que mais repercutiram do evento, no entanto, foram as comparações com os concorrentes. Os primeiros dados confrontados foram os do Youtube e da CazéTV. Com direito a artes ilustrativas, a Globo demonstrou que ainda tem muito fôlego para enfrentar o hype no digital. Sem especificar muito bem o que estava sendo comparado, a emissora reforçou ter 244% mais audiência que o Youtube em suas plataformas.

    Já diante da CazéTV a diferença é ainda maior Enquanto a CazéTV atingiu 30 milhões durante a Copa do Mundo de Clubes, a Globo atingiu inacreditáveis 130 milhões. No Brasileirão mais de 50 milhões acompanharam o campeonato exclusivamente pela Globo.

    Gráfico comparativo de audiência durante a Copa do Mundo de Clubes, mostrando a Globo com mais de 130 milhões de espectadores e Cazé TV com 30 milhões.
    Gráfico comparativo mostrando a audiência da Globo na Copa do Mundo de Clubes em contraste com a CazéTV.

    Na dramaturgia, a Globo comparou a média de mais de 29 milhões de espectadores por dia com o recorde de Beleza Fatal. “o recorde daquela beleza de novela da Bebel da 25 de março é menos de 2 milhões, é triste”, afirmou Eduardo Sterblitch em tom de deboche.

    Durante o anúncio da segunda temporada de Chef de Alto Nível, sobrou até para o MasterChef. Renata Vanzetto, jurada do programa, afirmou que um episódio de Chef de Alto Nível deu mais audiência do que todas as temporadas do reality da Band. Essa afirmação rendeu o dia todo nas redes sociais.

    Novos formatos em publicidade

    O Upfront 2026 apresentou também cases de sucesso veiculados pela Globo em 2025 e novos formatos de publicidade, como o Pause Ads em vídeo e tela cheia, e a evolução do DAI – a inserção dinâmica e segmentada de publicidade dos breaks dos sinais ao vivo da TV Globo e dos canais pagos no Globoplay. “Nossos planos comerciais estão cada vez mais flexíveis, customizados e criativos, conectando marcas e públicos em todos os lugares – nas TVs, nos celulares, nas casas, nos elevadores, nas ruas. Porque, não importa a plataforma: a Globo é onde as histórias de sucesso se encontram. As nossas e as das marcas”, disse Manzar.

    Microdramas

    Em um movimento surpreendente para quem ainda domina a audiência das telenovelas no país, a Globo aposta na construção de uma linguagem própria para os microdramas, integrando sua expertise em dramaturgia à lógica de consumo digital. A proposta é explorar novas formas de contar histórias, com foco na complementaridade entre telas, na agilidade de produção e na conexão com diferentes públicos. Os primeiros lançamentos estão previstos para esse ano na TV Globo e no Globoplay: conteúdos abertos e gratuitos nas redes sociais da TV Globo e modelos pagos no Globoplay, com degustação de alguns capítulos gratuitos. 

    Na TV Globo, os microdramas expandem o universo criativo da TV para o ambiente digital, integrando narrativas e personagens das obras em uma lógica transmídia. O primeiro projeto será ‘Tudo Por uma Segunda Chance’, produzido pelos Estúdios Globo e protagonizado por Jade Picon.

    Na trama, escrita por Rodrigo Lassance e dirigida por Adriano Melo, o jovem empresário Lucas Trajano, herdeiro de uma das maiores fortunas de São Paulo, está prestes a se casar com a doce designer Paula Magalhães, mas desperta a inveja da ardilosa Soraia, amiga de infância dos dois, que nutre uma paixão secreta por Lucas e está disposta a tudo para conquistar seu coração e sua herança. O microdrama terá uma lógica de publicação nas redes sociais da TV globo integrada à novela das sete, ‘Dona de Mim’, na qual personagens acompanharão os episódios, enquanto o público poderá assisti-los nas redes sociais. Serão 50 episódios de 2 a 3 minutos.

    No Globoplay, o primeiro será ‘Cinderela e o Segredo do Pobre Milionário’, produzido pela Formata e protagonizado pelo cantor sertanejo Gustavo Mioto. Na história, Cindy (Maya Aniceto) é uma talentosa cantora e mãe solo, que se apaixona por Diego (Gustavo Mioto), um misterioso milionário que finge ser músico e pobre para conquistá-la. O microdrama terá seus primeiros episódios disponibilizados gratuitamente para todos os usuários logados no Globoplay e no YouTube, e os demais estarão no Globoplay para assinantes – inicialmente apenas para consumo mobile. Serão 50 episódios com duração máxima de 2 minutos.

    Destaque para a compra da Eletromídia

    Paulo Marinho, Diretor-Presidente da Globo, apresentando novidades durante o evento Upfront 2026.
    Paulo Marinho, Diretor-Presidente da Globo, apresenta inovações durante o Upfront 2026.

    A Globo destacou a entrega multiplataforma, com uma estratégia de distribuição que permite que suas histórias circulem com fluidez entre a TV aberta, o streaming, as redes sociais e outras plataformas digitais – próprias ou não, incluindo agora também o inventário OOH. Um movimento que amplia o alcance e o impacto dos conteúdos da Globo, criando fenômenos culturais que atravessam gerações, telas e formatos.

    “Este ano tem nos mostrado do que somos capazes: desde trazer o primeiro Oscar para o Brasil à inauguração do maior estúdio de produção virtual da América Latina, da aquisição da Eletromídia à expansão da distribuição do nosso conteúdo, seguimos construindo um ambiente onde talentos florescem e onde as marcas e a indústria se fortalecem. Meu convite a vocês hoje é para abraçarmos, juntos, o agora e o futuro que queremos ver acontecer”, disse Paulo Marinho na abertura do evento.

    Publicidade

    📺 Confira os destaques desta semana em nosso canal no Youtube

    🔥 Em alta agora:

    🫵🏻 Recomendado para você:

    Veja no Instagram

    Publicidade

    Confira nosso Podcast

    Conecte-se

    63,676FãsCurtir
    166,000SeguidoresSeguir
    7,200SeguidoresSeguir
    53,000SeguidoresSeguir
    5,500SeguidoresSeguir
    19,000InscritosInscrever

    Conheça nosso Instagram