A Adobe vem fazendo um excelente trabalho com inteligência no Photoshop. À medida em que o mercado ganha cada vez mais competidores, a companhia tem realizado um trabalho impressionante para manter o Photoshop e seus demais aplicativos vivos. Quem usa a ferramenta todos os dias sabe que o fluxo de novidades tem ficado cada vez maior e com ferramentas cada vez mais impressionantes. Agora, no entanto, a Adobe dá um passo extremamente ousado, abrindo o Photoshop para utilização da ferramenta com APIs de inteligências artificiais generativas de terceiros, como o Google Gemini 2.5 Flash Image, conhecido como Nano Banana; e o Flux Kontext Pro.
Esta é a primeira vez que um modelo parceiro é integrado diretamente ao Photoshop, permitindo que profissionais realizem edições precisas baseadas em prompts, utilizando recursos como o Gen Fill, de forma rápida e consistente. Além disso, os usuários podem combinar a inteligência artificial generativa com as ferramentas icônicas do Photoshop, como seleções, layers e masks, para criar workflows não destrutivos que preservam total liberdade criativa.
Gemini 2.5 Flash Image – Nano Banana
O Gemini 2.5 Flash Image (Nano Banana) é um modelo de IA multimodal da Google/DeepMind voltado para geração e edição de imagens a partir de texto e referências visuais, capaz de realizar edições localizadas, combinar múltiplas imagens e manter consistência de estilo ou personagens. Ele foi projetado para ser rápido e versátil, garantindo confiabilidade ao incluir marca d’água invisível (SynthID) em todas as criações, o que o torna ideal para aplicações criativas e seguras em design, mídia e comunicação visual.
De acordo com Vivian Kuppermann, gerente de marketing da Adobe, a integração do Nano Banana oferece aos criadores precisão, flexibilidade e velocidade, permitindo que cada ideia seja traduzida em imagens de forma natural e com total controle. “A novidade reforça nosso pioneirismo em unir inteligência artificial generativa e ferramentas profissionais, ampliando a produtividade de profissionais e empresas criativas”, comenta.
Como usar o Gemini 2.5 Flash Image (Nano Banana) no Firefly Text to Image
Siga estas etapas rápidas para criar e editar conteúdo no Firefly com o Gemini 2.5 Flash Image.
- Abra o Adobe Firefly.
- Selecione Text to Image para começar.
- Escolha o modelo no menu suspenso de modelos.
- Selecione Gemini 2.5 Flash Image.
- Comece com uma imagem.
- Se você já tiver uma imagem ou foto, faça o upload na barra de prompt.
- Se não tiver, escreva um prompt curto para gerar uma.
- Edite e refine com prompts.
- Adicione suas instruções na barra de prompt. Descreva o que deseja adicionar, remover ou modificar em sua imagem ou foto.
- Revise as variações e faça o download.
- Escolha um resultado para baixar ou gere mais semelhantes.
FLUX.1 Kontext [pro]
O FLUX.1 Kontext [pro] é um modelo avançado de IA para geração e edição de imagens que combina instruções de texto com referências visuais, permitindo modificar apenas partes específicas de uma cena sem comprometer o restante. Ele se destaca por manter consistência de estilo e personagens em múltiplas edições, além de equilibrar qualidade e velocidade, sendo ideal para retoques localizados, criação de variações visuais e design iterativo com maior controle de contexto.
As inovações chegam em um momento de forte crescimento da Adobe. No terceiro trimestre fiscal de 2025, a companhia registra receita recorde de US$ 5,99 bilhões, crescimento de 11% em relação ao ano anterior, com a incorporação de IA respondendo por mais de US$ 5 bilhões em receita recorrente anual, consolidando a tecnologia como motor de inovação da empresa.