A ElevenLabs está lançando sua primeira campanha publicitária no Brasil com “Judite 2.0”, desenvolvida em parceria com Fábio Porchat e veiculada nas redes sociais da marca. A iniciativa resgata o icônico vídeo viral de 2012, em que o comediante satirizava a atendente Judite, símbolo do atendimento confuso e ineficaz que marcou a memória de muitos brasileiros, criando uma releitura inédita que estabelece um paralelo entre esse modelo ultrapassado e a nova geração de agentes de voz com IA.
“A Judite em formato de IA não é apenas a primeira campanha da ElevenLabs no Brasil, mas também marca a primeira vez que a empresa oferece aos clientes da América Latina a oportunidade de licenciar uma Voz Icônica. A escolha da América Latina para este marco reflete o poder criativo, a força cultural e o papel de liderança da região na definição do futuro da IA”, comenta Lorena Oliveira, Customer Success e GTM da ElevenLabs para a América Latina.
Nessa campanha, a personagem Judite simboliza essa virada cultural em que uma assistente virtual fala com naturalidade, entende o contexto e responde de forma direta e clara. “Queríamos que a campanha fosse relevante para o consumidor brasileiro e, ao mesmo tempo, revelasse o impacto que nossa tecnologia pode trazer para as marcas. O humor do Porchat traz de forma única esse contraste entre frustração e inovação, enaltecendo o quanto progredimos nessa jornada”, afirma a executiva.
Além da Judite 2.0, a ElevenLabs também está lançando o licenciamento da voz do próprio Porchat como parte do programa “Iconic Voice”, uma iniciativa de curadoria global que disponibiliza vozes culturalmente relevantes para aplicações de inteligência artificial. Segundo Oliveira, a escolha do comediante para marcar a entrada da empresa no mercado brasileiro se deve à combinação única de sua voz, humor e influência, que representam autenticidade e inovação, oferecendo a criadores e empresas a oportunidade de licenciar sua réplica em IA para diversos projetos e aplicações.
“A Judite fez parte de um momento icônico da minha carreira e da vida de muitas pessoas que acompanharam aquele vídeo. Por anos, ela foi lembrada como o símbolo de um atendimento complicado, que todo brasileiro já viveu um dia. Agora, tive a chance de reencontrá-la em uma nova versão, mais moderna, eficiente e até simpática. É divertido transformar esse antigo ‘trauma’ em parceria. Hoje, posso dizer que a Judite virou minha amiga. E esse reencontro torna a campanha ainda mais divertida e especial”, comenta Fábio Porchat.
Além do vídeo, a campanha também apresenta uma plataforma interativa que permite aos usuários conversar tanto com a Judite do passado (confusa, pouco prestativa e marcada pela ironia do vídeo original) quanto com a Judite atual, movida pela tecnologia da ElevenLabs, que promete responder de forma mais ágil, clara e eficiente.