Nunca se produziu tanto conteúdo para as redes sociais, ao mesmo tempo, nunca se viu as agências serem tão excluídas deste processo. Num momento em que a agilidade para entregar a trend parece se sobrepor à criatividade, o cenário tem sido cada vez mais complicado para as agências de publicidade focadas na produção de conteúdo digital.
Mas afinal, será que ainda vale a pena contratar uma agência, ou uma house pode ser um caminho mais barato e mais rápido para as demandas do digital?
Neste episódio do GKPBcast, Matheus Ferreira e Caroline Ferradosa debatem sobre estes e outros pontos do paradoxo do Marketing de Conteúdo.
Confira o episódio completo no YouTube, Spotify, Deezer ou qualquer outra plataforma de streaming que seja da sua preferência.
Resumo do episódio
O marketing de conteúdo é definido como uma estratégia focada na criação e distribuição de material relevante para atrair, engajar e fidelizar um público. Em vez de vender diretamente, o objetivo é oferecer informações úteis para construir uma relação de confiança com os consumidores. As agências de conteúdo atuam como parceiras estratégicas, responsáveis por todo o planejamento, produção e distribuição, ajudando as marcas a se comunicarem de forma autêntica e relevante.
O episódio critica o foco excessivo das marcas em números de engajamento, que muitas vezes não se traduzem em vendas ou retorno. Muitas empresas se perdem ao tentar viralizar ou seguir todas as trends, agindo como um “tiozão do pavê” que entra em qualquer conversa de forma superficial.
Apesar dos desafios, como a “guerra do conteúdo” que banalizou o mercado, os participantes concluem que ainda vale a pena investir em marketing de conteúdo, desde que seja feito com estratégia e planejamento. A principal vantagem de uma agência é a sua capacidade estratégica e criativa, que é o que realmente agrega valor e a diferencia da execução operacional que qualquer pessoa pode fazer.
O paradoxo do Marketing de Conteúdo – Completo no Spotify
Episódios anteriores:
- A expansão do Figma na América Latina (com Débora Mioranzza, do Figma);
- Como o brasileiro se relaciona com a internet: Análise e Tendências das Redes Sociais em 2025;
- Licenciamento Fora de Série (com Tim e Bruno, da Roboto).