Se você atua em Marketing e Comunicação e ainda não conhece o Figma, provavelmente será questão de tempo. A plataforma online de design de interface e prototipagem colaborativa vem ganhando espaço não apenas entre designers e desenvolvedores, mas também entre um número crescente de profissionais que encontram em suas soluções uma forma ágil e eficiente de dar vida a projetos de UI e UX.
Nos últimos meses, o Figma anunciou as primeiras traduções oficiais de seus aplicativos para português brasileiro e espanhol da América Latina. Pouco depois, a empresa também confirmou a abertura de um escritório no Brasil, liderado pela brasileira Débora Mioranzza, que assumiu a missão de comandar a operação na região.
Neste episódio do GKPBcast, Matheus Ferreira conversa com Débora sobre a trajetória da companhia e os próximos passos do Figma na América Latina. Confira o episódio completo no YouTube, Spotify, Deezer ou qualquer outra plataforma de streaming que seja da sua preferência.
Resumo do episódio
Débora descreve o Figma como um “ecossistema criativo” para designers e desenvolvedores, que permite criar produtos e experiências digitais do início ao fim. A plataforma, que começou em 2012, é totalmente baseada em navegador e facilita a colaboração entre equipes. A executiva ressalta a forte presença global da empresa, com 85% de seus usuários fora dos Estados Unidos.
O Brasil se destaca como um mercado crucial para o Figma, considerado muito avançado em maturidade de design. A plataforma não precisou construir sua base de usuários do zero, já que uma comunidade ativa já existia antes mesmo da chegada da operação oficial. Com mais de 5 milhões de arquivos editados no último ano, o Brasil é visto como o motor da adoção na América Latina.
A conversa também aborda o impacto da Inteligência Artificial (IA). Débora Mioranza acredita que a IA não irá substituir os designers, mas sim ampliar sua criatividade e democratizar o acesso ao design. Um exemplo disso é o “Figma Make”, uma ferramenta que permite a criação de aplicativos a partir de prompts de texto.
Outro ponto-chave foi a tradução da plataforma para o português brasileiro. Essa iniciativa estratégica tem como objetivo democratizar o acesso, já que uma parcela significativa da população não fala inglês. O Figma oferece um ecossistema de ferramentas, como o FigJam para brainstorming, Figma Design para prototipagem e o Dev Mode para desenvolvedores, que promovem um processo de design colaborativo, impactando a estratégia de negócios das empresas.
A expansão do Figma na América Latina – Completo no Spotify
Episódios anteriores:
- Como o brasileiro se relaciona com a internet: Análise e Tendências das Redes Sociais em 2025;
- Licenciamento Fora de Série (com Tim e Bruno, da Roboto);
- Os aplicativos preferidos dos brasileiros.